Quem gosta de sapateado terá um motivo adicional para prestigiar a programação do 40º Festival de Dança de Joinville nesta quarta-feira, 26 de julho. Das 15 às 16h, a Jam Session Joinville Tap reunirá os praticantes do gênero, no Palco do Jardim da Dança, que fica anexo ao Saltare Centro de Dança. A atividade será conduzida pelos dançarinos Chris Matallo e Jim Hamilton, com acompanhamento de músicos.
Já os apreciadores de ações inclusivas não podem perder a participação da Associação Fernanda Bianchini, com três performances programadas: das 10h05 às 11h, no Palco da Sapatilha; das 15h às 15h45, no Garten Shopping; e das 18h às 18h45, no Shopping Cidade das Flores. Na mesma data, está prevista a apresentação da Acic (Associação Catarinense para Integração do Cego), das 13h às 14h45, no Palco da Feira.
Nesta quarta, às 14h, os jovens prodígios do Festival Meia Ponta apresentarão no Teatro Juarez Machado coreografias de Balé Neoclássico (Conjunto), Balé Clássico de Repertório (Variação Masculina) e Danças Populares Internacionais (Conjunto). Às 19h, o palco do Centreventos Cau Hansen receberá montagens de Balé Clássico de Repertório (Conjunto Sênior, Variação Feminina Júnior) e Jazz (Solo Feminino Júnior, Duo Sênior) da Mostra Competitiva.
A principal arena do Festival de Emoções servirá também como palco para mais uma das homenagensque a organização está realizando ao longo da programação. Desta vez, o reconhecimento será para Edson Machado e Aliatar Cordeiro, que atuavam como presidente e diretor da Fundação Cultural de Joinville quando ocorreu a criação do Instituto Festival de Dança de Joinville, há 25 anos, que levou à profissionalização do evento.
Outro evento competitivo em andamento no dia é o Festival da Sapatilha, no palco da Feira da Sapatilha, localizado na área interna do Expocentro Edmundo Doubrawa. A agenda do dia também terá apresentações dos Palcos Abertos; visitação aberta à exposição Hulda Bittencourt, no foyer do Teatro Juarez Machado; e transmissões síncronas da Fan Mix, nos bairros Adhemar Garcia, Comasa do Boa Vista, Jardim Paraíso e Morro do Meio. Além disso, a programação tem atividades do Celebre o Amor no Festival, no Saltare Centro de Dança; Visitando os Bastidores; e programação didática.A Feira da Sapatilha segue como ponto de encontro do público interessado em gastronomia, compras, apresentações e nas experiências culturais, como o Dança para quem não Dança.
Grupos catarinenses que se apresentam em atrações competitivas em 26/7
Meia Ponta
• 11º, 14h50 – “Abayomi”, Alex Martins Cia/ Parque Diamante, de Capivari de Baixo (SC). Danças Populares Internacionais – Conjunto – Infantil;
• 12º, 14h56 – “Brilho Celta”, Bianca Ballet Escola de Dança, de Joinville (SC). Danças Populares Internacionais – Conjunto – Infantil.
Mostra Competitiva
• 13º, 20h31 – “Sua Falta”, Skiante Escola de Dança, de Florianópolis (SC). Jazz – Solo Feminino – Júnior;