Neste 12 de junho, comemora-se o Dia dos Namorados. O Brasil é um dos poucos países que não celebra a data em 14 de fevereiro, que, na tradição da Igreja Católica, é dia de solenidades em memória de São Valentim. Por aqui, no entanto, o dia de se festejar o amor se dá mais perto da festa de outro santo, o Antônio, e a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) vai contar para você como essa data surgiu por aqui.
O Dia dos Namorados à brasileira surgiu em 1949. Neste período, os comerciantes não tinham uma data sazonal que alavancasse as vendas entre o Dia das Mães, em maio, e o Dia dos Pais, em agosto. Foi aí que uma equipe de publicitários sugeriu comemorar o Dia dos Namorados no Brasil.
A ideia original era usar o Dia de Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro” na tradição católica do Brasil. Porém, no mesmo ano, o dia dedicado à Santo Antônio, 13 de junho, cairia em uma segunda-feira, que, tradicionalmente, não é um dia de compras ou visitas a lojas e shoppings. A solução para esse impasse foi trazer o Dia dos Namorados para o domingo, dia 12, com a justificativa de que antes do casamento, vem o namoro.
No fim das contas, diferente do Dia de São Valentim, que não é muito cultuado pelos católicos brasileiros, o 12 de junho pegou e, em 2023, será comemorado o 74º Dia dos Namorados por aqui, curiosamente, em uma segunda-feira. Mas que tal surpreender sua pessoa especial com um delicioso Bolo Brigadeiro?
Diferente do Dia dos Namorados, o brigadeiro é um doce que nasceu aqui, no Brasil. E sem as latas de aço, inclusive, não seria possível que fosse criado esse quitute genuinamente brasileiro, que é muito simples de fazer e uma delícia de comer, que pode ser incrementado para ser transformado em um bolo, por exemplo.
“A lata de aço faz parte da história da culinária brasileira”, explica a engenheira de alimentos e Presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), Thais Fagury. “Assim como a lata de aço, o brigadeiro de panela também faz parte de nossa culinária. Para uma noite romântica o doce é uma boa pedida”, completa a executiva.
Para esse Dia dos Namorados, a sugestão da Abeaço é misturar essas duas tradições brasileiras em um prato só! Veja como fazer o Bolo Brigadeiro do Amor e Feliz Dia dos Namorados!
Bolo
- 5 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio e Cobertura
- 2 latas de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal
- 2 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
Calda para regar o bolo
- Leite misturado com chocolate em pó o suficiente para umedecer o bolo
Preparo:
Bolo
- Bata na batedeira as claras em neve bem firmes. Aos poucos, sem parar de bater, junte as gemas uma a uma e o açúcar
- Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater
- Incorpore, por fim, a farinha peneirada com chocolate em pó e o fermento
- Despeje em uma forma redonda (28 cm de diâmetro) untada e leve para assar em forno quente (200°C) por aproximadamente 40 minutos – ou até que enfiando um palito esse saia limpo
- Deixe esfriar, desenforme e corte ao meio.
Recheio e Cobertura:
- Leve o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó ao fogo, mexendo sempre.
- Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar sem parar de mexer por cerca de 6 minutos ou até formar um creme consistente.
- Umedeça metade do bolo com o leite com chocolate em pó, cubra com metade desse creme, arrume a outra metade do bolo, umedeça com a calda e cubra com o restante do creme.
- Decore com raspas de chocolate e açúcar de confeiteiro.
Rendimento: 10 a 12 fatias
Calorias: 401 Calorias
Dificuldade: Médio
Tempo de Preparo: 60 min
Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.