A Academia Joinvilense de Letras (AJL) realizou nesta quarta, 13 de novembro, a premiação dos estudantes vencedores do 5º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira. Nesta edição, 795 estudantes de escolas públicas e particulares concorreram nas modalidades Composição em Verso e Composição em Prosa (Ensino Fundamental); Conto, Crônica e Composição em Prosa (Ensino Médio). Este número é quase 60% superior às inscrições realizadas em 2023.
A cerimônia lotou o salão principal da Sociedade Harmonia Lyra – sede da AJL– com a presença de pais, alunos, diretores de escolas, professores da Univille (parceira desta iniciativa), presidente e membros da Associação Wolfgang Goethe (patrocinadora do Prêmio). O evento também foi prestigiado por diversas autoridades: secretário de Planejamento UrbanoMarcel Virmond Vieira, representando o prefeito Adriano Silva; Diego Machado, presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Alexandre Cidral, Reitor da Univille, e Sonia Paul, gerente Regional de Educação, entre outras autoridades, especialmente da área da educação.
Os trabalhos inscritos foram pré-selecionados por professores e alunos do curso de Letras da Univille e os vencedores foram definidos por júri formado por escritores da Academia Joinvilense de Letras. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam premiação em dinheiro, certificado e medalhas. Também foram concedidos certificados de menção honrosa aos autores que se destacaram e vale-livros, certificados e medalhas aos professores dos alunos premiados.
Nesta edição, a coordenação do Prêmio Carlos Adauto Vieira concedeu um diploma para a escola com o maior número de textos finalistas nas cinco modalidades do concurso. Este reconhecimento foi recebido pelo Senac. A professora Carla Lanza, desta instituição de ensino, orientou o trabalho de 12 dos 48 finalistas selecionados nesta quinta edição.
“A parceria do curso de Letras com a Academia Joinvilense de Letras possibilita o envolvimento de nossos graduandos em uma atividade cultural que se consolida na cidade. A experiência de ler textos de diferentes gêneros literários produzidos por estudantes do ensino fundamental e médio colocou os nossos universitários – futuros professores de língua portuguesa e língua inglesa – em contato com a realidade escolar”, destacou Rosana Mara Koerner, do Curso de Letras da Univille.
“Realizado com o apoio da Univille e da Associação Wolfgang Goethe, o Prêmio Literário Carlos Adauto Vieira vem cumprindo com seu papel de estimular os estudantes de Ensino Fundamental e Médio a se tornarem leitores e a produzirem textos literários de qualidade; a partir de hoje já começamos a trabalhar na 6ª edição”, afirmou o acadêmico Onévio Antonio Zabot, presidente da AJL.
Os textos dos estudantes premiados e que receberam menção honrosa na quarta e quinta edições do Concurso Literário Carlos Adauto Vieira serão publicados em e-book que será lançado em 2025 pela editora Manuscritos. A relação dos vencedores e das menções honrosas pode ser conferida no site da AJL: https://academiajoinvilense.com.br/5o-concurso-literario-carlos-adauto-vieira-resultado-final/