contato@opynewsjoinville.com.br

Ações do Instituto Festival de Dança de Joinville fomentam o acesso da comunidade à cultura

Iniciativas Arte e Cultura no Cras, Dança no Cras, História em Imagens e Passo Cultural; distribuição de Ingressos Sociais; e parcerias com unidades de ensino levaram artes plásticas, dança e teatro para a população joinvilense em 2022.
2023_03_01_balanco_social_2022_historia_em_imagens

No ano passado, 369 crianças e adolescentes de Joinville tiveram acesso ao aprendizado de dança graças ao Projeto Passo Cultural. As aulas ocorreram gratuitamente no Saltare Centro de Dança, graças ao patrocínio do município e da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville por meio do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville).

Durante as visitas, os alunos participaram de atividades de linguagem corporal e musical, dentro das técnicas de Danças Urbanas e Jazz; e receberam informações sobre o Festival de Dança de Joinville, uma refeição e um troféu. A iniciativa começou em julho de 2021 e, em 2022, ocorreu durante oito meses.

História em Imagens passou por 80 instituições

Entre novembro de 2021 e novembro de 2022, a mostra itinerante História em Imagens passou por 80 locais, como unidades de ensino e centros culturais. A exposição contou com 40 quadros, que contavam a história do Festival de Dança por meio de uma composição com todos os cartazes do evento.

Um diferencial do projeto foi o uso da realidade aumentada. Com um celular com o aplicativo de realidade aumentada instalado era possível apontar a câmera para o quadro e visualizar um vídeo. Cada quadro disparava um vídeo diferente, referente aos anos retratados nos quadros. Além disso, os participantes ganharam livretos, detalhando as histórias abordadas nos quadros.

“Pude perceber uma curiosidade das crianças sobre o que queriam dizer aqueles quadros, o significado das imagens. A partir da monitoria, forneci a elas essas informações, também instigando a visão crítica. Muitas questões surgiram sobre o Festival de Dança. A partir dessas dúvidas, fizemos a formação de plateia dessas crianças. Algumas não sabiam da relevância do evento como o maior evento de dança do mundo, que tem valor social, comunitário e de capital”, avalia Erika de Moura, monitora do projeto. “Conseguimos atingir não só os alunos, mas a comunidade escolar, como professores. Essas trocas foram muito enriquecedoras e importantes. O História em Imagens projetou o Festival para a comunidade e a comunidade pôde reconhecer um pouco da história e de toda a trajetória construída ao longo dos anos”, acrescenta.

Os principais objetivos da mostra foram realizar uma narrativa da história do Festival; promover uma apreciação reflexiva e de formação com a arte da dança; e fomentar o interesse pela manifestação cultural. O projeto foi viabilizado com o patrocínio do município e da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville por meio do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e contempla metas do Plano Municipal de Cultura.

Arte e Cultura no Cras envolve 60 alunos

O Arte e Cultura no Cras, iniciado em outubro de 2022, tem a previsão de contemplar, ao todo, 60 alunos dos Cras Comasa e Morro do Meio. O projeto envolve também a comunidade dos bairros de forma geral, pois engloba apresentações. O Cras do Comasa atende os bairros Boa Vista, Espinheiros, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy. Já a unidade do Morro do Meio recebe alunos dos bairros Morro do Meio, Nova Brasília e São Marcos.

A iniciativa conta com atividades de dança, teatro, cinema, artes visuais e música, realizadas duas vezes por semana. Em 2022, ocorreram cinco visitas técnicas, em unidades de ensino e espaços culturais, e uma Mostra de Talentos dos participantes do módulo de teatro, com seis apresentações para familiares e convidados. As aulas deste ano já retornaram em janeiro, com a entrega de uniformes, e devem seguir até 17 de março, com foco em Artes Visuais. Estão previstas três visitas técnicas em espaços culturais e a realização de uma exposição com o material produzido pelos alunos.

O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville.

Dança no Cras impacta 60 estudantes

Desde outubro de 2022, 60 crianças e adolescentes dos Cras Adhemar Garcia e Jardim Paraíso participam de aulas de dança, ministradas duas vezes por semana e, também, quinzenalmente, de forma conjunta, no Saltare Centro de Dança. As atividades do Dança no Cras incluem fornecimento de lanches e transporte. O Cras do Adhemar Garcia atende os bairros Adhemar Garcia, Fátima, Jarivatuba e Ulysses Guimarães. Já a unidade do Jardim Paraíso recebe alunos dos bairros Bom Retiro, Jardim Paraíso e e Jardim Sofia.

Em dezembro, ocorreu a primeira Mostra de Talentos, com intuito de desenvolvimento, aprendizado e incentivo. “O ano passado foi incrível. Conseguimos vivenciar com eles um processo real de construção, desenvolvimento e finalização. Mostrar que a arte tem toda relação com a vida e que eles podem sim, ser capazes de fazer algo novo e desafiador”, afirma a coordenadora Gisele Chagas. “As atividades desenvolvidas estavam ajustadas a cada criança e foram avaliadas de acordo com o estágio de desenvolvimento. O aprender foi ampliado e a vivência cultural teve total êxito com eles. Ficou clara a ideia de crescimento e a recompensa pelo esforço e disciplina. Estamos prontos pra seguir com o projeto e elevar ainda mais consciência de desenvolvimento pra vida”, acrescenta.

A iniciativa tem dez meses de duração, com previsão de término para julho deste ano, quando deve ocorrer a participação das turmas nos Palcos Abertos durante o 40º Festival de Dança de Joinville. Os alunos receberam, neste ano, uniformes. O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville.

Colégio Militar Feliciano Nunes Pires recebeu 240 ingressos para o Festival

Os alunos com melhores desempenhos do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires (CMFNP) foram agraciados com a oportunidade de assistir apresentações do 39º Festival de Dança de Joinville. 240 ingressos foram distribuídos. A ação foi uma extensão do Camarote Nota Dez, que foi promovido pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Festival de Dança de Joinville.

Ingressos Sociais democratizam acesso a famílias de baixa renda

O Instituto Festival de Dança de Joinville oportunizou o acesso gratuito de usuários do Cadastro Único (CadÚnico) para todos os dias da programação da 39ª edição do evento por meio da entrega de Ingressos Sociais. O CadÚnico é um conjunto de informações mantido pelo Governo Federal sobre famílias brasileiras de baixa renda.