A companhia Almeida Junior é uma das vencedoras da edição deste ano do Prêmio Líderes de Santa Catarina na categoria Responsabilidade Social, dentro de ESG, com ações para conscientização sobre autismo. A empresa concorreu com outras duas finalistas nesta categoria: Portonave e Grupo Lince. O evento de premiação, promovido pelo grupo LIDE, ocorreu nesta quarta, dia 9, em Florianópolis, reunindo 150 representantes das grandes empresas catarinenses destaques em diferentes categorias. Participam do grupo de avaliadores das indicações mais de 5 mil lideranças do estado, entre empresários, CEOs, Executivos C-Level, instituições do terceiro setor, sindicatos patronais e federações corporativas. O CEO da companhia, Jaimes Almeida Junior, e a diretora de Gente e Gestão da Almeida Junior, Beth Rachelle, representaram a Almeida Junior no evento de premiação.
O prêmio tem como objetivo projetar empresas catarinenses, reconhecer líderes que impactam, ecoar suas vozes e seus esforços empreendidos para posicionar Santa Catarina no patamar de liderança nacional. “Esta é uma das maiores iniciativas do LIDE, que reconhece nacionalmente os líderes empresariais catarinenses que contribuem para um Estado e um Brasil melhor e mais competitivo, de forma ética e transparente”, afirma o presidente do LIDE Santa Catarina, Delton Batista.
A companhia Almeida Junior foi premiada com o case ”Grupo Almeida Junior: pioneiro em SC no atendimento e abordagem à pessoa com autismo”. A partir do propósito de possibilitar maior inclusão e acolhimento aos indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Almeida Junior desenvolveu o projeto que engloba uma série de ações, como a capacitação dos colaboradores que fazem a linha de frente nos seis shoppings da companhia para o atendimento às pessoas com TEA e a disponibilização de vagas de estacionamentos exclusivas para pessoas com autismo, uma iniciativa pioneira em Santa Catarina. Periodicamente, os shoppings da Almeida Junior também promovem a Sessão Azul, uma sessão de cinema inclusiva e exclusiva para pessoas com autismo. Alguns cuidados fazem a diferença: o volume da sala é reduzido e 50% das luzes permanecem acesas, também é permitido entrar e sair da sala a qualquer momento.
“Essa foi mais uma das causas que a companhia abraçou e sabe da importância. De forma inédita no estado, a primeira ação foi o desenvolvimento de um treinamento de capacitação e qualificação ao atendimento e abordagem à pessoa com TEA, replicado para todos os colaboradores dos seis shoppings do grupo”, destaca Beth Rachelle, diretora de Gente e Gestão da Almeida Junior. O mesmo case também já recebeu o prêmio ESG promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) e o Prêmio Abrasce 2022, da Associação Brasileira de Shopping Centers, na categoria Gestão de Pessoas.