Sete alunos de Joinville/SC irão para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, Mostratec, que será realizada de 25 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo/RS. Com o tema “Um mundo de criatividade e pesquisa”, a Mostra valoriza projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
A Mostratec é uma Feira de Ciência global, que reúne os melhores trabalhos apresentados nas Feiras de Ciências das escolas. Em Joinville, a Eureka Science Fair, da Coree International School, a Escola Internacional de Joinville, é uma feira de ciências interescolar, em que são apresentados anualmente trabalhos de pesquisa de alunos, sendo que neste ano foi realizada a 14ª edição com mais de 130 trabalhos apresentados.
Os projetos premiados nas categorias de 1º e 2º lugar Upper School e de 1º e 2º lugar Middle School são os que irão participar da Mostratec 2022. “Estamos falando de um dos principais eventos educacionais do país. Para nós é um orgulho poder levar nossas pesquisas para uma feira tão importante que reconhece a criatividade dos alunos. E eles são realmente incríveis”, completa a professora de Ciências Tássia Goulart Fendrich.
Na categoria Middle School, o primeiro lugar da Coree ficou com as alunas Carolina Albertotti Menezes e Malu Zarabia Morales, do oitavo ano. Elas desenvolveram um projeto que testou os efeitos do consumo de salgadinhos industrializados na pressão arterial de estudantes.
O segundo lugar ficou com os estudantes Matheus Gonçalves da Silva, Rafaela Godoy Bartos e Maria Eduarda Tomaz Duarte do sétimo ano, que testaram a qualidade do solo para a germinação de sementes específicas.
Já na categoria Upper School a jovem Mariana da Silva Gonçalves, do 3º Ano, comparou o efeito de diferentes tipos de enxaguantes bucais na eliminação de bactérias. Com a pesquisa, Mariana obteve a conclusão de que os enxaguantes bucais não alcoólicos se mostraram mais eficientes na eliminação de tipos específicos de bactérias do que os enxaguantes com álcool.
Ainda do Upper, o aluno Vítor Augusto Hertel Rovaris, do 2º Ano, estudou o efeito de variadas temperaturas na elasticidade de molas de compressão. Vítor vai pela segunda vez para a Mostratec e também já foi um dos representantes do Brasil na Intel – Feira Internacional de Ciências e Tecnologia,nos Estados Unidos.