Acadêmicos do Centro Universitário Senai (UniSENAI), campus Joinville, apresentaram, em eventos nesta segunda e terça (dias 19 e 20), projetos que melhoram o atendimento e a eficiência organizacional do Hospital Dona Helena e da indústria Schulz. A iniciativa aproxima empresas e estudantes, o que garante melhor qualificação para o mercado de trabalho. Entre os projetos estão novas tecnologias, como uma cama que se transforma em cadeira de rodas sem a necessidade de tirar o paciente dela ou iniciativas no âmbito de lean healthcare, uma adaptação do lean manufacturing (produção enxuta, de aplicação industrial) aos serviços de saúde e que amplificam o valor percebido pelos pacientes aos serviços prestados pelo hospital. Projetos também foram desenvolvidos e fabricados pelos estudantes para validação de um sistema de limpeza para o chão da fundição da Schulz.
“Essa aproximação com as empresas e os desafios reais que elas enfrentam eleva a empregabilidade dos egressos do UniSENAI, pois eles saem dos cursos mais preparados e conhecendo a realidade das organizações e a forma como elas buscam a soluções para as dificuldades existentes”, explica o diretor regional do SENAI/SC e Reitor do UniSENAI/SC, Fabrízio Machado Pereira.
Os projetos do gênero são chamados de “integradores”, pois associam as diversas áreas do conhecimento, estimulando os acadêmicos a pesquisar alternativas de soluções aos problemas apresentados pelas indústrias da região. No caso do Hospital Dona Helena, para o qual foram apresentados sete projetos, os estudantes buscaram soluções para as dificuldades no monitoramento, transporte e banho de pacientes, além de, no caso do lean, melhorias nos serviços de nutrição, farmácia, ultrassonografia e exames por imagem e sinalização interna, aumentando a produtividade e melhorando o bem-estar dos pacientes, familiares e funcionários.
Aproximação gera oportunidades
A proposta do UniSENAI está alinhada à estratégia e aos pilares de inovação do hospital, que fortaleceu sua atuação nesta área com o lançamento do InovaDona, unidade de inovação em saúde instalada no complexo de inovação do Perini Business Park. De acordo com o diretor-geral do Dona Helena, José Tadeu Chechi, a experiência de abrir as portas para os futuros engenheiros, no desenvolvimento dos projetos, foi muito positiva. “Na missão do hospital, as atividades voltadas ao ensino e à pesquisa se constituem em valores importantes, e temos enorme satisfação em contribuir com a formação desses alunos.” Tadeu salienta o alto nível dos projetos apresentados, alguns com elevado potencial para futuro aproveitamento, e ressalta a disposição de avançar com a parceria.
Integrante da equipe do projeto do carrinho para movimentação de pacientes, o estudante Matheus Benvenutti, 21 anos, entende que este foi um desafio diferente de tudo o que eu já tinha feito antes na indústria. “Nunca pensei que um Engenheiro Mecânico poderia atuar dentro de um hospital; [o trabalho] me ensinou que o que estou estudando pode ajudar muito as pessoas. Com certeza foi uma experiência que vou levar para a vida”, disse. Antes de ingressar no UniSENAI Benvenutti tinha realizado o ensino médio integrado com o curso técnico em mecânica na Escola S (SESI e SENAI).
Saiba mais sobre os projetos
Hospital Dona Helena
- Projetos de Mobilidade de Pacientes em Ambiente Hospitalar: apresentados protótipos de equipamentos para a locomoção que trazem avanços em mobilidade, ergonomia, segurança e conforto, tanto para pacientes como para a equipe de colaboradores.
- Projetos de Lean Healthcare: implementação práticas de processos e produção enxuta na jornada de pacientes hospitalar e intra-hospitalar, por meio de ferramentas e técnicas lean, o que resulta em diminuição de tempo de atendimento e maior satisfação por parte de pacientes e acompanhantes.
Schulz
O desafio lançado pela empresa aborda o desafio encontrado em qualquer indústria do ramo de fundição: a limpeza próxima ao ambiente de fusão. Com base nisso, os estudantes visitaram a empresa para entender o contexto do problema. Ao longo de seis meses, as equipes projetaram e produziram protótipos funcionais para limpeza do chão de fundição. Para tanto, diversas competências técnicas foram desenvolvidas utilizando as tecnologias da infraestrutura do SENAI, como: projeto em softwares de modelagem virtual, impressão 3D, corte a laser, caldeiraria e desenvolvimento de acionadores elétrico-pneumáticos para sistemas de sucção.
Sobre o UniSENAI
Com campus nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Florianópolis e Chapecó, o UniSENAI tem o objetivo de contribuir com a transformação social por meio da educação de qualidade. A responsabilidade social está fortemente alinhada com o desenvolvimento de projetos que atendam a necessidade da comunidade e solucionem problemas complexos de uma indústria em constante transformação.
A instituição tem como propósito “Formar engenheiros, tecnólogos e pós-graduados com o DNA da Indústria, para que atuem nas lacunas do presente e estejam preparados para atender os desafios do futuro” atuando com novas estratégias no modelo pedagógico de Educação Superior SENAI SC, cumprindo com a missão institucional de “Promover soluções de ensino, pesquisa e extensão de excelência, para desenvolver indivíduos socialmente responsáveis, capazes de transformar a indústria catarinense de forma inovadora e sustentável”.
Em consonância com o propósito do UniSENAI, os projetos integradores visam solidificar ainda mais, os conhecimentos adquiridos ao longo de um semestre, propondo assim soluções inovadoras, para os problemas reais das empresas.