A ArcelorMittal chega ao 21º ano de operação em Santa Catarina, mantendo o ritmo de crescimento que a caracteriza ao longo desta trajetória. Os números confirmam: desde o início da operação, em julho de 2003, a unidade beneficiou quase 24 milhões de toneladas de aço. Em 2024 será concluída a maior expansão da história da ArcelorMittal, com aumento da capacidade de produção da unidade de 1,6 milhão para 2.2 milhões de toneladas, além do lançamento de novos produtos.
Nestes 21 anos, a unidade se consolidou também como impulsionadora do desenvolvimento de São Francisco do Sul, cidade que a abriga. “Nossa influência vai além do aspecto econômico, tendo forte atuação nos aspectos de sustentabilidade, responsabilidade social e compromisso com a comunidade”, diz Sandro Sambaqui, Diretor da ArcelorMittal em Santa Catarina. Essa responsabilidade deve aumentar ainda mais, após a conclusão da expansão: “Temos uma grande expectativa, pois a expansão significará mais competitividade, beneficiando o grupo, a comunidade e o estado de Santa Catarina”, completa Sambaqui.
Iniciado em 2021, o projeto de expansão tem investimento de quase R$ 2 bilhões de reais em uma nova linha de galvanização e recozimento contínuo. Um dos objetivos é fortalecer a atuação da ArcelorMittal no mercado automotivo, ampliando o mix de produtos de alto valor agregado que a unidade já oferece neste segmento. Ao portfólio de produtos agrega-se o Magnelis®, fabricado pela primeira vez nas Américas. Patenteado pela ArcelorMittal, o Magnelis® é produzido atualmente apenas na Europa e tem grande aplicação nos projetos de geração de energia solar.
Referência de desenvolvimento em Santa Catarina
Comprovando este crescimento contínuo da ArcelorMittal em Santa Catarina, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Região de Joinville (Univille) retrata, por meio de dados, a contribuição e a influência positiva da ArcelorMittal para o desenvolvimento econômico e sustentável da economia regional. Quando a fábrica entrou em operação, em 2003, o segmento siderúrgico no Norte de Santa Catarina ainda era incipiente. A moderna unidade de transformação de aços planos ajudou a consolidar um polo dinâmico de negócios da região, alimentando uma ampla cadeia de fornecedores, valorizando mão de obra local, gerando renda, arrecadação e desenvolvimento.
Sempre em crescimento, a ArcelorMittal em Santa Catarina gera 1.300 empregos diretos, entre empregados próprios e de empresas que atuam no seu condomínio industrial. Desde o início da sua operação, a ArcelorMittal já investiu 4,5 bilhões de reais na expansão do seu negócio. A construção da unidade representa até hoje um dos maiores investimentos privados da história de Santa Catarina.
Antes mesmo do início da operação, a unidade catarinense da ArcelorMittal já investia na comunidade. São mais de R$ 24 milhões de recursos próprios investidos nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, esporte e desenvolvimento comunitário. Atua também apoiando ONGs e projetos locais por meio de editais de patrocínio.
Ampliando a sua atuação na região, em 2024 foi lançado um novo edital social, o ArcelorMittal Investe. Com inscrições abertas até 15 de agosto, além de destinar recursos para entidades sociais de São Francisco do Sul, o edital também irá selecionar projetos de Joinville.
Na área da educação, o Programa Sustentabilidade Técnica vem consolidando a estratégia de crescimento da ArcelorMittal em Santa Catarina, desenvolvendo a formação de mão de obra para indústria e promovendo a equidade e inclusão. Até hoje, 335 jovens já passaram pelo programa de formação e qualificação profissional, em parceria com o SENAI, exclusivo a moradores de São Francisco do Sul. O índice de empregabilidade dos egressos do programa é de 91%. Através do programa, o número de mulheres atuando na unidade tem aumentado progressivamente, conquistando espaço na indústria e nas linhas de produção.
Compromisso com as pessoas e o planeta
Sustentabilidade ambiental é parte da atuação da ArcelorMittal desde a instalação da unidade. Hoje, menos de 1% dos resíduos são destinados a aterros industriais e sanitários. Mesmo com a ampliação, a unidade tem o compromisso de manter os níveis de geração de resíduos e a produção cada vez mais sustentável.
Outro exemplo da política de crescimento sustentável é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ocupando um terço da área industrial da empresa, o espaço é um fragmento do variado ecossistema da Mata Atlântica. A RPPN atua como um corredor ecológico para espécies ameaçadas de extinção, como o gato-mourisco, o gato-do-mato-pequeno e a lontra. Por meio do Programa Verde com Vida, criado em 2007, a reserva recebe visitas de escolas e instituições da comunidade e da região. Desde a criação do Programa, a reserva já recebeu mais de 20 mil visitantes.
A ArcelorMittal é certificada, desde 2023, pelo ResponsibleSteelTM, uma certificação que estabelece padrões internacionais de processamento e produção responsável do aço. A unidade da ArcelorMittal em Santa Catarina assume o compromisso de produzir aço sustentável, com respeito às pessoas, através de iniciativas em prol da transformação social, sustentabilidade, diversidade e inclusão.