O bailarino Luiz Anselmo, 20 anos, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, foi contratado para o The National Ballet of Canada, em Toronto/Canadá. Luiz é natural de Rio Piracicaba/MG, se formou na Escola Bolshoi em 2022 e a partir de agosto se prepara para novos desafios no exterior.
Luiz Anselmo sempre se destacou durante seus estudos na Escola Bolshoi, mesmo em séries iniciais, interpretava grandes papeis. Sempre foi muito focado e determinado e isso é seu grande diferencial como bailarino. Com dez anos de idade, se mudou para Joinville junto com a mãe, que trancou a faculdade de História para poder acompanhar o filho em seu sonho de se tornar um bailarino profissional. Foi na Escola Bolshoi que Luiz se desenvolveu como bailarino, obteve seu primeiro emprego em uma Companhia profissional, a Cia. Jovem Bolshoi Brasil. E agora, no dia 8 de agosto, Luiz Anselmo ingressa na renomada companhia The National Ballet of Canada.
Quem é Luiz Anselmo?
Com cinco anos Luiz era uma típica pessoa sedentária, ficcionado em televisão. Foi nesse momento que sua mãe, Silvânia Anselmo Santos, decidiu intervir e propor uma mudança em seu estilo de vida. Entre várias atividades extracurriculares, como inglês, piano e natação, Luiz se apaixonou pela dança. O menino sedentário que não gostava de Educação Física se viu completamente envolvido no mundo artístico, já com nove anos fazia apresentações de Dança Clássica, Conjunto, Variação, Dança Contemporânea e Jazz, eram mais de seis horas diárias dedicadas a dança.
Em 2014, uma das professoras de dança do pequeno Luiz resolveu investir em seu talento e trouxe o menino para a Seleção Nacional da Escola Bolshoi, em Joinville/SC. E para felicidade da professora e da família, Luiz foi aprovado. Seu pai, Alexandre dos Santos, técnico em mineração, foi um dos maiores incentivadores da carreira de Luiz, cuidou de toda a sua documentação para o ingresso na Escola Bolshoi.
“Na minha cidade o preconceito com os homens no balé ainda existia, vários amigos do meu pai perguntavam por que ele não tinha me colocado no futebol. Mas meu pai sempre foi meu maior incentivador, dizia que se eu queria dançar eu iria dançar”, contou Luiz. “Depois que essas pessoas começaram a me ver no palco a cabeça delas também foi mudando, até hoje recebo mensagens perguntando como estou e quando é a próxima apresentação.”
Próximos passos
Antes de deixar o país o bailarino tem compromissos com a Cia. Jovem Bolshoi Brasil. No dia 22 de junho, haverá uma despedida na Escola Bolshoi, com os melhores trabalhos de Luiz Anselmo dentro da Cia. Jovem. No Festival de Dança de Joinville, teremos o ápice, o bailarino encerra sua participação com a instituição, em duas noites memoráveis: 19 de julho com a estreia de Leela, uma coreografia de dança contemporânea da Cia. Israelense Vertigo e no dia 23 de julho, ele é um dos protagonistas do Balé Cinderella, que será encenado na noite de gala do 40º Festival de Dança de Joinville.
The National Ballet of Canada
O The National Ballet of Canada foi fundado em 1951, com o objetivo de apresentar o melhor do balé clássico de contemporâneo. Hoje a companhia conta com 70 bailarinos e é considerada uma das melhores do mundo. Com um corpo de bailarinos de classe mundial e uma equipe criativa talentosa, o The National Ballet of Canada tem encantado o público com suas performances emocionantes e envolventes.
Além das apresentações no seu país de origem, o The National Ballet of Canada realiza turnês internacionais, levando a beleza da dança a plateias ao redor do mundo. Seus bailarinos e coreógrafos têm sido elogiados pela sua expressividade, graciosidade e habilidade técnica impecável.
Bolshoi Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está há 23 anos disseminando a cultura e a arte pelo Brasil. Com a missão de formar artistas e cidadãos, a Escola Bolshoi se orgulha pelos 70% de alunos formados que atuam na área da dança, nos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do nosso país, estado e cidade para o mundo.
A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Alfa Impacta Mais, Britânia, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Expresso São Miguel, Nidec, Texpa, Unicred, União Química, Whirlpool e demais Amigos que contribuem com a arte no país.