contato@opynewsjoinville.com.br

Bolshoi Brasil apresenta em Joinville espetáculo Tchaikovsky em Dança

Bolshoi Brasil apresenta em Joinville espetáculo Tchaikovsky em Dança

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta o espetáculo Gala Tchaikovsky, nos dias 17 e 18 de abril, em duas sessões, às 20h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville. Os ingressos estão à venda no site www.enjoyticket.com.br e na secretaria da Escola Bolshoi, a partir de R$20,00. O espetáculo tem patrocínio do Ministério da Cultura.

O público fará uma viagem pelos trechos de grandes clássicos do balé mundial como “A Bela Adormecida”, “O Quebra-nozes” e “O Lago dos Cisnes”, todos com músicas de Tchaikovsky. São obras que encantam pessoas a centenas de anos, e continuam conquistando as novas gerações. Histórias interpretadas com a leveza dos passos de lindos cisnes, a alegria contagiante de personagens de uma viagem pelo mundo, somados ao amor de príncipes e princesas que nos transportam ao reino da imaginação.  

Tchaikovsky

O compositor russo, Tchaikovsky, nasceu no dia 7 de maio de 1840, na cidade de Votkinsk. Com cinco anos já dedilhava o piano e aos sete já compunha. Em 1850, a família foi morar em São Petersburgo, onde o jovem se encantou com o teatro e os concertos. Antes de se tornar músico, ele cursou a Escola de Direito de São Petersburgo, e atuou no Ministério da Justiça por alguns anos. Mas desde o início, sua paixão pela música falava mais alto. E foi aos 20 anos que Tchaikovsky entrou para o Conservatório de São Petersburgo, onde estudou composição, piano e flauta. Em 1866, virou professor do Conservatório de Moscou, e começou a compor sua primeira obra relevante: a sinfonia “Sonhos de Inverno”. “Nunca estou longe do piano, me alegra quando estou triste”, disse Piotr Il’yitch Tchaikovsky, o compositor russo mais conhecido do planeta.

Entre suas composições mais famosas destacam-se as músicas dos Balés O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta e a Bela Adormecida.

Formação de Plateia

Na tarde do dia 18 de abril, às 15h, no Teatro Juarez Machado, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”. É uma contrapartida social, que traz crianças da rede pública de ensino e pessoas com deficiência para prestigiar o espetáculo. Um momento único onde plateia e artistas se unem em prol da solidariedade, inclusão, arte e cultura. Esse evento é gratuito e com reservas antecipadas para escola públicas e grupos prioritários via produção da Escola Bolshoi.

Bolshoi Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 24 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 236 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.

Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKEe demais Amigos que contribuem com a arte no país.

Notícias recentes