A Escola de Teatro Bolshoi no Brasil lança um produto inédito e que vem contribuir com a cultura e o turismo da cidade de Joinville: “Passeio virtual por Joinville, a cidade da dança”. Por meio de um site criado com tecnologia 3D, o público pode acessar um tour pelos principais pontos turísticos da cidade e assistir espetáculos de balé que representam cada local.
Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, Joinville preserva suas origens na arquitetura, com muitas casas construídas em estilo enxaimel, na cultura e na deliciosa gastronomia típica. O Passeio Virtual ressalta os principais pontos turísticos da cidade e aproxima o público da dança, que é o principal atrativo turístico de Joinville. A partir do projeto a Escola Bolshoi promove um espaço criativo e estreita os laços com a comunidade.
Para a execução do projeto foi utilizado tecnologia 3D que permite uma experiência única em 360º por Joinville. O Passeio Virtual visita o Moinho de Joinville, a principal entrada da cidade; Museu Nacional de Imigração e Colonização; Cemitério do Imigrante; Usina Hidrelétrica do Piraí; Parque dos Hemerocallis; Museu de Arte de Joinville (MAJ), Expoville e o Instituto Juarez Machado. Cada ponto turístico recebeu uma dança da Escola Bolshoi e uma foto exclusiva que compõe uma exposição fotográfica, acompanhada de um texto que fala sobre o local e sobre a dança que é executada.
O tour virtual é uma forma nova de difundir o conhecimento da história da cidade de Joinville e da dança, contribuindo para o enriquecimento cultural da comunidade e para a evolução da atividade turística. A cidade é a Capital da Dança, e com esse passeio é possível vivenciar a dança fora dos palcos, durante todo o ano.
As escolas municipais de Joinville são as primeiras a prestigiar o “Passeio virtual por Joinville, a cidade da dança” através de uma exposição física. Nos banners expostos é possível conhecer os pontos turísticos e acessar o Passeio Virtual por um QRCode, mais de mil crianças vão ter contato direto com o projeto.
A realização do projeto foi desenvolvida pela Escola de Teatro Bolshoi no Brasil com o apoio do SIMDEC – Sistema Municipal de Incentivo a Cultura de Joinville.
Conheça o Passeio Virtual: https://zaer360.com.br/BOLSHOI-Projeto-Tour-Virtual-SIMDEC-Abertura/
Bolshoi Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está há 22 anos disseminando a cultura e a arte pelo Brasil. Com a missão de formar artistas e cidadãos, a Escola Bolshoi se orgulha pelos 70% de alunos formados que atuam na área da dança, nos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do nosso país, estado e cidade para o mundo.
Em 2022 a Escola Bolshoi tem 214 alunos, vindos de 20 estados brasileiros e 2 países. A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Arcelor Mittal, Brascabos, Britânia, Whirlpool, Catallini Terminais Marítimos, Ciser, Expresso São Miguel, Franklin Eletric, Nidec, Havan, Unicred, União Química, Zanotti e demais Amigos que contribuem com a arte no país.