A cirurgia robótica em Porto Alegre completou seu primeiro mês. Nesse período foram realizadas 10 cirurgias com essa tecnologia minimamente invasiva que garante mais precisão, incisões menores e um tempo de recuperação mais rápido. A primeira cirurgia robótica aconteceu no Hospital Mãe de Deus no dia 23 de julho, realizada pelos médicos José Maria Alves Neto e seu filho, Lucas Sangoi Alves, ambos especialistas em Ortopedia e Traumatologia com subespecialização em cirurgia da coluna vertebral.
Antes da chegada da plataforma Mazor™, robô da Medtronic, a cirurgia de artrodese, indicada para pacientes que sofrem de dor nas costas gerada por uma instabilidade, era realizada de forma convencional aberta, ou seja, os médicos realizam um corte no paciente e afastavam a musculatura para chegar até a coluna e isso causava uma lesão muscular maior. Com o robô, o procedimento é realizado por pequenos orifícios com 99% de precisão na colocação de implantes, sem a ocorrência de desvios.
Felipe Simoni foi o segundo paciente operado com o auxílio da tecnologia e sua rotina está praticamente normal, inclusive realizando atividades físicas de forma moderada. A cirurgia robótica possibilita o paciente de ter alta no dia seguinte, proporcionando uma recuperação mais rápida do que a cirurgia tradicional, onde ele fica internado em média cinco dias. Para Felipe, “esse tipo de cirurgia é ótima, praticamente perfeita perto das outras cirurgias que eu vi, ela deveria ser adotada como procedimento padrão”, disse o paciente.
A cirurgia robótica de coluna vertebral é um marco para a saúde do país. O médico, Dr. Lucas Sangoi Alves, destaca que “todas as cirurgias realizadas foram um sucesso, os resultados estão sendo excelentes, e entendemos que é um avanço incomparável que vai mudar a medicina do Brasil”. Além disso, ele relata que “já temos outras cirurgias marcadas para os próximos dias, inclusive, tivemos a procura de pacientes de fora do país com desejo de realizar essa cirurgia”, finaliza o médico.
Gisela Bellinello, vice-presidente da Medtronic no Brasil, destaca que “a plataforma Mazor™️ traz uma tecnologia disruptiva que muda paradigmas nas cirurgias de coluna vertebral, um dos procedimentos mais complexos na Ortopedia. Foi um orgulho fazer a estreia do equipamento no Sul do país pelo Hospital Mãe de Deus”, comenta Gisela.
Os médicos José Maria Alves Neto e Lucas Sangoi Alves são os únicos médicos da América Latina certificados para realizar a cirurgia robótica. A intenção dos médicos é realizar cursos para que outros cirurgiões possam estar aptos a realizar essa cirurgia no país.
Os médicos José Maria Alves Neto e Lucas Sangoi Alves
A equipe médica, reconhecida por sua excelência no tratamento de patologias da coluna, sempre esteve na vanguarda ao oferecer aos pacientes as mais inovadoras abordagens para o tratamento de patologias na coluna vertebral. O Dr. José Maria Alves Neto é formado pelos melhores centros de cirurgia da coluna vertebral do mundo, incluindo a Cleveland Clinic Foundation, o Lutheran Medical Center em Cleveland e a Universidade de Syracuse. Em 1996, ele foi pioneiro no Brasil ao realizar a primeira cirurgia videolaparoscópica de coluna. Por sua vez, o Dr. Lucas Sangoi Alves aprofundou-se em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas em centros de renome mundial, como o AOSpine em Miami e o NASS em Chicago, além de possuir especialização em cirurgia por vídeo endoscópica na USP, em São Paulo. Ambos os doutores estão agora dando um passo inovador com a adoção do sistema robótico Mazor™, que representa o estado da arte em procedimentos minimamente invasivos para a coluna, marcando um novo capítulo na história da medicina nacional.
Sobre o Hospital Mãe de Deus
Há mais de 40 anos, o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, oferece soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento, com foco em atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso. Excelência , proximidade e cuidado com o paciente, além de uma constante modernização dos serviços e diretrizes da instituição.
Referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade, o Hospital Mãe de Deus é acreditado pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo, e, em 2024, ficou entre os 10 melhores hospitais do Brasil no World’s Best Hospitals, ranking da revista Newsweek.
É mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos (AESC), da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Realiza atendimentos essencialmente privados ou por meio de planos de saúde, revertendo sua contrapartida filantrópica por meio de atendimentos SUS em suas unidades Hospital Santa Ana (Porto Alegre) e Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa), bem como quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Porto Alegre) – o que representa 70% do atendimento desta linha de cuidado da cidade. A AESC também conta com escolas no interior do RS e um Centro de Atendimento ao Migrante, na Serra.
Sobre a Medtronic
Pensamento ousado. Ações mais ousadas. Nós somos a Medtronic. A empresa possui sede em Dublin, na Irlanda, e é a líder global em tecnologia de saúde que combate corajosamente os problemas de saúde mais desafiadores que a humanidade enfrenta, pesquisando e encontrando soluções. Nossa missão – aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida – une uma equipe global de mais de 90.000 pessoas em mais de 150 países. Nossas tecnologias e terapias tratam 70 condições de saúde e incluem dispositivos cardíacos, cirurgia robótica, bombas de insulina, equipamentos cirúrgicos, sistemas de monitoramento de pacientes e muito mais. Alimentados por nosso conhecimento diversificado, curiosidade insaciável e desejo de ajudar todos aqueles que precisam, oferecemos tecnologias inovadoras que transformam a vida de duas pessoas a cada segundo, a cada hora, a cada dia. Espere mais de nós à medida que capacitamos cuidados orientados por insights, experiências que colocam as pessoas em primeiro lugar e melhores resultados para o nosso mundo. Em tudo o que fazemos, estamos projetando o extraordinário.