Você já ouviu falar em Herpes Zoster? Herpes zoster ou “cobreiro” é uma doença causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo que causa a catapora. Isso significa que quase todas as pessoas estão sob risco, porque segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), estima-se que 95% das pessoas carregam o vírus da catapora, que fica adormecido no organismo durante toda a vida, mas pode ser reativado em circunstâncias de baixa na imunidade. E quando isso acontece, podem se manifestar os sintomas da Herpes Zoster, que pode resultar em complicações. Mas, a boa notícia é que a doença tem uma forma de prevenção, que é a vacina. Pensando em alertar as pessoas sobre o risco da doença e facilitar o acesso à prevenção, a CLAMED lançou uma campanha promocional da vacina para Herpes Zoster. De 5 a 7 de junho de 2024, o valor da vacina passará de R$ 919,77 para R$ 699,90, com aplicação gratuita. Lembrando que é necessário apresentar prescrição médica. Mais informações sobre as unidades da Preço Popular e Drogaria Catarinense onde a vacina pode ser encontrada pelos sites: https://www.drogariacatarinense.com.br/clinicadc/servicos-farmaceuticos e https://www.precopopular.com.br/espacocuidar. A farmacêutica Renata Lia Frantz, coordenadora de Qualidade e Regulatório da CLAMED, explica que “a vacina é eficaz e indicada para indivíduos a partir de 50 anos de idade e imunocomprometidos ou pessoas com risco aumentado para herpes-zóster a partir de 18 anos”.
Confira algumas respostas para dúvidas frequentes sobre a Herpes Zoster: Quais os sintomas? Os primeiros sinais podem ser a sensação de formigamento ou dor na região, dor de cabeça ou mal-estar geral. Em seguida aparecem erupções na pele em formato de pequenas bolhas. Surgem de modo gradual, levando de dois a quatro dias para se estabelecer. Essas pequenas bolhas estouram, formam-se crostas e o quadro evolui para a cura em até quatro semanas. Quais as possíveis complicações? Pode acarretar complicações graves e prolongadas. A mais comum é a neuralgia pós-herpética, caracterizada por fisgadas e sensação de dor aguda proporcional a de um choque. Cerca de 30% dos pacientes são acometidos, e a neuralgia pós-herpética é capaz de causar dor que pode persistir por anos. Também podem surgir casos de manifestação oftálmica, que pode afetar até 25% dos pacientes e, em casos raros, podem levar à perda da visão. A doença é prevalente em alguma faixa etária? O herpes zoster é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e adultos em geral com sistema imune enfraquecido. Tem tratamento e forma de prevenção? Sim, existem medicamentos para tratamento e pode ser prevenido através da vacinação. A propagação do vírus também é evitada com hábitos como a lavagem de mãos após tocar nas feridas e a desinfecção dos objetos contaminados. A doença é contagiosa? Como o herpes zoster ocorre quando o vírus da catapora, já existente no organismo, é reativado, não é possível contrair o herpes zoster, em si. Porém, como o vírus que causa a catapora e o herpes zoster é o mesmo, se alguém que nunca teve catapora entrar em contato direto com as erupções cutâneas de uma pessoa com herpes zoster, a pessoa pode adquirir a catapora. Como funciona a vacina? A vacina age impedindo a reativação do vírus varicela zoster, portanto prevenindo a neuralgia pós-herpética e a dor crônica.
|
Sobre a CLAMED |
A CLAMED Farmácias é o maior varejo farmacêutico com sede em Santa Catarina e o sétimo maior do País, conforme a edição 2023 do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro. Possui as marcas Drogaria Catarinense, Drogaria Catarinense Manipulação, Farmagora, Preço Popular e Proformula. A primeira unidade foi fundada em 1919 e, atualmente, o grupo conta com mais de 640 farmácias, localizadas em mais de 163 cidades nos três estados do Sul, em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A empresa centenária tem mais de 7,2 mil colaboradores, sendo que, destes, mais de 1,8 mil são farmacêuticos. Em 2024, a CLAMED foi eleita novamente como uma das Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil no segmento do varejo. A primeira certificação foi conquistada em 2013. |