A GoPack, marca de embalagem para bebidas desenvolvida pela Termotécnica, recebeu grande destaque no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira de 2023, ao conquistar troféus em duas categorias: Troféu Ouro em Design Estrutural (Forma) e Troféu Prata em Estratégica de Soluções em Varejo e E-Commerce. “Mesmo concorrendo com grandes brand owners, estávamos muito confiantes na premiação. A GoPack veio para revolucionar o transporte de bebidas e é mais um resultado da consistência dos investimentos que a Termotécnica realiza em inovação, estudo de mercado e engenharia de produto. Certamente o Prêmio ABRE vai ampliar a visibilidade desta solução para o mercado, que já tem respondido de forma muito positiva a todos os benefícios proporcionados pela GoPack”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.
Moisés Brandelli, diretor e enólogo da Vinícola Don Laurindo, foi convidado da Termotécnica no evento de premiação em São Paulo, pois a empresa foi parceira estratégica no desenvolvimento da embalagem. “Acreditamos firmemente no projeto da GoPack desde o início e essa parceria com a Termotécnica tem sido muito significativa para nós. A Don Laurindo sempre teve um DNA muito tradicional. Apesar disso, acreditamos que a inovação é fundamental para atender às necessidades em constante evolução dos nossos clientes e oferecer produtos de alta qualidade. A GoPack é um exemplo claro disso, pois ela não apenas garante que nossos vinhos sejam entregues com segurança, proporcionando maior satisfação dos clientes, mas também contribui para a sustentabilidade, o que é uma preocupação crescente para nós e para o mercado como um todo”.
A solução premiada é uma embalagem modular para garrafas em EPS (mais conhecido como isopor*) que atende às exigências de design e proteção para o mercado do Varejo e E-commerce, reduzindo drasticamente as avarias em todas as etapas da cadeia logística. Os maiores públicos da GoPack são vinícolas, destilarias e cervejarias e e-commerce de bebidas, que precisam garantir a integridade de seus produtos independente da distância a ser percorrida e o meio de transporte utilizado.
Além da Don Laurindo e da Pizzato, que contribuíram no desenvolvimento e testes iniciais da solução, a GoPack já conquistou a aprovação de outras vinícolas como Buffon, Lídio Carraro, Torcello, Cave Geisse – essa usando a GoPack para transporte de suas taças –, e Organovita, fabricante de sucos e vinagres orgânicos, para citar alguns dos cerca de 150 clientes. “Tivemos um crescimento exponencial das vendas desde o lançamento no ano passado e já fazemos entregas quinzenais de lotes da GoPack na Serra Gaúcha e na região da Campanha e estamos expandindo para outras regiões do país”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
GoPack – Transporte seguro para e-commerce e varejo de bebidas
Diante do rápido avanço do varejo digital de bebidas, a embalagem modular universal para bebidas GoPack proporciona excelente acondicionamento e proteção no transporte de garrafas, tornando-se a alternativa ideal para e-commerce e delivery.
O design da embalagem modular universal para garrafas fabricada em EPS apresenta múltiplas funções inéditas para o segmento de bebidas. Tem capacidade para comportar 6, 5, 4, 3, 2 garrafas ou ser fracionada para embalamento avulso de frascos em diferentes modelos e tamanhos. Sua estrutura modular possibilita ainda reduzir a quantidade de modelos de embalagens. Garante maior proteção para que o consumidor receba sua bebida com integridade nas condições ideais para o consumo.
Homologada pelo SENAI/SC conforme normas ISTA (Associação Internacional de Trânsito Seguro) 3A/2007 e ISTA 6 – FEDEX – A, a GoPack oferece alto nível de proteção, que reduz em até 5% os desperdícios na cadeia logística das bebidas nos diversos modais de transporte. Entre os parceiros logísticos em que a GoPack recebeu homologação estão a GolLog, Azul Cargo Express, Sequoia, Jadlog e Total Express.
Embalagens em EPS pós-consumo: reciclagem, logística reversa e economia circular na prática
Na hora de escolher a melhor solução de embalagem para acondicionamento e transporte das mercadorias no e-commerce, aspectos de sustentabilidade ganham tanta relevância quanto funcionalidade e proteção. Questões como a redução da pegada de carbono, a circularidade do material e a redução das perdas proporcionadas pelas soluções de acondicionamento em toda a cadeia são cada vez mais importantes na avaliação das embalagens. “Os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções alinhadas com essas demandas”, afirma Albano Schmidt.
Mas o que fazer com as embalagens no seu pós-uso? O Programa Reciclar EPS, criado há 15 anos de forma voluntária e antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos, marca o pioneirismo e a vanguarda da Termotécnica nas questões de sustentabilidade. Desde 2007, a empresa já reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã – que foram transformadas em nova matéria-prima para novos usos e produtos.
O pioneirismo da Termotécnica na reciclagem gerou uma transformação positiva na percepção da sucata de EPS – que passou a ser valorizada. Esta mudança vem movimentando o mercado com a entrada de novos players na industrialização e comercialização de EPS reciclado, o que é benéfico para o meio ambiente.