contato@opynewsjoinville.com.br

Conheça as entidades de São Francisco do Sul contempladas no Edital InterAção Social de 2023

Anualmente, programa da ArcelorMittal Vega destina recursos a entidades e projetos sociais do município.
cópia de Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul

A ArcelorMittal Vega, através do edital do Programa InterAção Social, já selecionou as 11 entidades sociais de São Francisco do Sul que serão beneficiadas em 2023. O edital anual patrocina instituições, projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do município. Serão destinados aproximadamente R$ 750 mil para o patrocínio de iniciativas que contemplam as áreas de Desenvolvimento Comunitário, Educação, Cultura, Saúde e Esporte.

“O foco do negócio da ArcelorMittal Vega é o aço, mas sempre pensando nas pessoas envolvidas em todo esse processo, sejam nossos empregados, moradores ou parceiros. Através deste edital, buscamos reconhecer e apoiar instituições que promovam a transformação social e se preocupam realmente com o desenvolvimento de sua comunidade”, destaca Sandro Sambaqui, Gerente Geral da ArcelorMittal Vega.

Durante o ano de 2022, a ArcelorMittal Vega promoveu workshops de capacitação destinados a instituiições sociais locais interessadas em aprender a elaborar projetos de captação de recursos, seja em editais da ArcelorMittal Vega ou de outras empresas, uma ação que já surtiu efeito. Neste ano, duas entidades foram contempladas pela primeira vez no edital: a Associação São Francisco Futsal e a Associação dos Moradores e Amigos da Praia de Itaguaçu (AMAPI).

Conheça cada uma das entidades que serão patrocinadas em 2023:

AMA São Chico

A Associação de Amigos dos Autistas (AMA) de São Chico fornece atendimento multiprofissional ao autista de todas as idades e suporte às famílias. Além do acolhimento, a entidade auxilia na busca de um diagnóstico, atendimento aos direitos do autista, orientação à família e atendimentos de neuropediatria, neuropsicopedagogia e terapia reiki. 

AMAPI

A Associação dos Moradores e Amigos da Praia do Itaguaçu (AMAPI) promove ações de desenvolvimento comunitário. Com o objetivo de estimular o empreendedorismo local, o aumento de renda das famílias, lazer e interação comunitária, a associação criou a Feira de Itaguaçu, a partir das iniciativas de mulheres empreendedoras e clube de mães do bairro.

AMME

A Associação Martin Mundt de Equoterapia (AMME) oferece aulas de equoterapia como terapia para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Atualmente, a entidade sem fins lucrativos atende crianças de 3 a 15 anos.

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Francisco do Sul, fundada em 1980, atende hoje mais de 140 pessoas com deficiência intelectual, múltipla deficiência e autismo, abrangendo todas as idades. Além disso, presta atendimento e orientação aos familiares.

Associação Rede ao Mar – Pepe Efata
A Associação Rede ao Mar – Pepe Efata atende crianças e adolescentes de 4 a 14 anos no contraturno escolar, prestando assistência a famílias de baixa renda. Atualmente, 80 crianças são assistidas pelo projeto com atividades lúdicas, pedagógicas e culturais durante toda a semana.

Associação São Francisco Futsal

A Associação São Francisco Futsal promove o acesso à prática esportiva para 350 crianças e adolescentes de diferentes bairros de São Francisco do Sul, a partir de núcleos de iniciação esportiva de futsal. O objetivo do projeto é criar condições e oportunidades para estas crianças e jovens a partir da prática esportiva, proporcionando uma vida mais plena como pessoas, cidadãos e futuros profissionais.

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC) auxilia há décadas jovens de todo o Brasil a garantirem melhores oportunidades sem deixar de lado a educação. Em São Francisco do Sul, os recursos serão utilizados para o patrocínio do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), projeto que capacita jovens na busca do primeiro emprego.

Comunidade Terapêutica Kairós

A Comunidade Terapêutica Kairós atua desde 2013 na reabilitação de dependentes químicos a partir de um programa terapêutico e uma equipe multidisciplinar especializada.

A unidade já acolheu cerca de mil pessoas e é credenciada à Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT).

Instituto Babaétoungá

Criado em 2000, o Instituto Babaétoungá atua no fomento e desenvolvimento da arte e cultura local e desenvolve atividades no Casarão das Palmeiras, imóvel histórico de relevância para o patrimônio cultural. Em 2023 contará com o projeto Oficina de Teatro do Instituto Babaétoungá.

Projeto Bombeiro Mirim

O Projeto Bombeiro Mirim, mantido pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul e um dos pioneiros do Brasil, atende a 140 crianças e adolescentes dos 10 a 17 anos. Os jovens aprendem noções básicas de cidadania e conhecem os procedimentos de atendimento para se tornarem futuros bombeiros na corporação.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul é uma das entidades assistenciais mais respeitadas do município e presta assistência às mulheres de forma voluntária, atuando na prevenção e no tratamento do câncer de mama. A Rede realiza encaminhamentos para exames de mamografia e do colo uterino (Papanicolau), assistência com medicamentos, cestas básicas a pacientes menos favorecidos, além de transporte para o tratamento oncológico e realização de consultas e exames.