Dois grandes nomes da música joinvilense e catarinense serão as atrações de agosto do Domingos Musicais, tradicional evento da Sociedade Cultural Alemã de Joinville (SCAJ). Neste domingo (6), o duo formado pela violinista Fabricia Piva e o acordeonista Orimar Hess, além de músicos convidados, se apresentam a partir das 10h30 na tenda montada ao lado do Cemitério do Imigrante. A entrada é gratuita.
A bordo do show “Voando pelos Sons”, a dupla – que já se apresentou junta diversas vezes, em duo, grupos de câmara e orquestras – passeará pelo repertório de Gerald Marks, Herman Hupfeld, Prokofiev, Carlos Gardel, Pixinguinha, Ernesto Nazareth e outros grandes compositores, estreitando ainda mais os laços entre a música instrumental brasileira e o jazz. Eles ainda serão acompanhados por músicos de peso como Tobias Barros (baixo acústico), Diego Constant (bateria), Guto Machado (violão ) e Luiz Campelo (flauta).
Fabricia Piva tem uma carreira que desponta ainda na adolescência. Entre tantos pontos de destaque em sua trajetória, vale destacar a participação no Grupo Aroeira, na orquestra da Escola Bolshoi, a idealização de projetos como o espetáculo “De Chiquinha a Chico”, a Orquestra Cidade de Joinville e Orquestra Jovem Cidade de Joinville e o grupo Chora Joinville. Também foi maestrina da orquestra da SCAR, em Jaraguá do Sul. Atualmente é professora de violino e viola da Escola de Música Villa-Lobos e maestrina da Orquestra de Espetáculos Joinville.
Orimar Hess é músico profissional desde os 18 anos, quando começou a acompanhar artistas da região. Participou de diversos encontros de acordeonistas no Estado e, em 2009, representou o Brasil em um concurso internacional em Roma. Em 2011 lançou o primeiro CD, “Homenagens”, no qual celebra pessoas de sua terra natal, São João do Itaperiú.
“O mais importante legado dos Domingos Musicais é a abertura de palco para os talentos joinvilenses. A prova disso é o elenco desta edição de agosto, encabeçada por Fabrícia Piva e Orimar Hess. Cultura local de altíssima qualidade, gratuita, em um espaço icônico de nossa cidade. Sem dúvida, imperdível”, aponta Carlos Adauto Virmond Vieira, presidente de honra da SCAJ.