Aprender brincando, essa é a proposta do projeto Espetáculo Circense #NósSomosOTrânsito, uma peça teatral que vai usar a linguagem do circo para ensinar crianças da rede pública de ensino sobre segurança no trânsito.
O projeto é uma realização da Cultura Ambiental e vai atender cerca de 20 mil alunos das cidades de Cubatão (SP), Praia Grande (SP), São Bernardo do Campo (SP), Itaquaquecetuba (SP), Guarujá (SP), Imbituba (SC), Santos (SP), Joinville (SC), Manaus (AM) e São Paulo (SP).
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, os acidentes de trânsito registrados no Brasil são responsáveis pela maior causa de morte de crianças entre 5 e 14 anos no país. “Precisamos mudar esses números a partir de uma outra perspectiva, que é a educação das crianças sobre as regras de trânsito, possibilitando que sejam agentes de transformação dentro de casa e na comunidade”, diz Lucas Caetani, Coordenador do Projeto.
A história, que começa sendo contada por um palhaço, aos poucos vai ganhando a participação dos próprios alunos, estimulando a interação e provocando reações que tornam o aprendizado mais efetivo. “Através da educação precoce, é possível estimular futuros motoristas mais conscientes, assim, vamos construindo um mundo melhor para as futuras gerações”, diz Caetani.
Para saber mais sobre esse e outros projetos educacionais acesse: www.nticsprojetos.com.br