O Brasil bateu recorde na abertura de micro e pequenas empresas no primeiro trimestre de 2023, com crescimento de 9,2% em relação a 2022. Segundo levantamento do Sebrae, o número de novos microempreendedores individuais é ainda mais surpreendente: mais de 790 mil brasileiros formalizaram suas atividades entre os meses de janeiro a março.
Élen Pereira, 31 anos, formanda do curso Técnico em Química da Escola Técnica Tupy – instituição que integra a UniSociesc – é um exemplo. Depois de dois anos cursando licenciatura em Química em uma universidade federal, ela mudou de cidade, decidiu trocar a graduação pelo curso técnico e, hoje, se dedica exclusivamente à Avalon Candle Store – sua marca de velas e aromatizadores de ambiente.
“A licenciatura em Química era voltada a estudos científicos e o meu objetivo era um aprendizado prático. A decisão de trocar a graduação pelo curso da Escola Técnica Tupy foi tomada quando eu tive que deixar minha cidade natal para morar em Joinville. Oportunidade perfeita para estudar na melhor escola técnica de Santa Catarina”, conta Élen.
A mudança de emprego, de cidade e de curso impulsionou a ideia de um negócio próprio. Durante dois anos, Élen fez testes e estudos para aperfeiçoar o portfólio. “Foi durante as aulas práticas em laboratório e com o apoio dos professores que melhorei a qualidade dos meus produtos”, conta.
Foco total no negócio
Neste mês, Élen mudou novamente os rumos profissionais e vai apostar exclusivamente na empresa. Para garantir que o foco esteja 100% no novo negócio, pediu demissão do emprego e estreará sua linha de velas e aromatizadores de ambiente na Feira da Sapatilha, no Festival de Dança de Joinville.
As aulas na ETT, o conhecimento adquirido e o incentivo dos professores prepararam Élen para os desafios do empreendedorismo. “Ser empreendedor é trabalhar muito, com horário para começar, mas sem horário para terminar. É estar disposto a fazer o que gosta e chegar no final do dia com a sensação de dever cumprido.”
A jovem empresária sabe que terá dificuldades na jornada, mas se sente pronta. “Empreender te faz mais forte, porque você é proprietário e empregado ao mesmo tempo. É responsável pela sua própria renda. Precisa saber que, em alguns dias, não vai vender um produto sequer e, no outro, venderá tudo”, diz.
Aprendizado mão na massa
O futuro não assusta Élen. “O curso técnico aprimorou meus conhecimentos, me colocou a par da realidade do mundo empreendedor, potencializou minhas habilidades e me preparou para lidar com as situações reais”, comenta a formanda.
Durante as aulas na ETT, Élen e o colegas tiveram contato próximo com a realidade das empresas e as exigências do mercado. O aprendizado mão na massa e o incentivo ao protagonismo estudantil são diferenciais da instituição.
“Os professores estimulam atividades em que os alunos precisam desenvolver seu próprio negócio, partindo do zero. Dessa forma, nos dão a real noção de como funciona um empreendimento. Essa é uma qualidade que nunca encontrei em outra instituição de ensino por onde passei. A ETT está muito à frente de tudo o que eu já vi”, diz ela.
O professor Jeferson Marcelo da Silva, coordenador da Escola Técnica Tupy, se orgulha da trajetória de Élen e diz que existem outros inúmeros exemplos de sucesso entre os estudantes. “Nosso trabalho é aproximar os alunos da realidade do mercado e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, seja para atuarem em grandes indústrias ou para empreenderem. Hoje, 90% dos estudantes da ETT se encaminham profissionalmente antes mesmo da formatura.”
Avalon Candle na Feira da Sapatilha
Preparada para colocar os produtos à venda, Élen escolheu a Feira da Sapatilha para sua estreia oficial como empreendedora. “Fiz testes com meus produtos por uns três anos, mas nunca tinha vendido. Na ETT, depois de uma feira de produtos desenvolvidos pelos estudantes do Técnico em Química, no final do ano passado, a Avalon Candle virou meu objetivo de vida”, conta.
Otimista e ansiosa para o lançamento, Élen sabe que terá muito trabalho pela frente, mas está confiante. Para o futuro, sonha em ter outros estudantes do curso técnico da ETT trabalhando com ela.
SOBRE A ETT
Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.
Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.
Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.
Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.