contato@opynewsjoinville.com.br

Festa do Fundidor reúne cerca de 700 pessoas em Joinville

Evento realizado pela Escola Técnica Tupy homenageia Santa Bárbara – padroeira dos fundidores – e os trabalhadores do setor de fundição e metalurgia.
cópia de WhatsApp Image 2022-12-05 at 15.20.15 (1)

Cerca de 700 pessoas participaram da 41ª Festa do Fundidor realizada pela Escola Técnica Tupy no dia 2 de dezembro. O evento já faz parte do calendário de festas de Joinville e, nesta edição, ocorreu no Campus Park UniSociesc, reunindo autoridades, convidados, trabalhadores da indústria de fundição, professores, alunos e ex-alunos da Escola Técnica Tupy. 

A Festa do Fundidor não só homenageia Santa Bárbara, a padroeira dos fundidores, como elege um profissional de destaque. Neste ano, o agraciado com o título de Fundidor do Ano foi Zélio Junckes, egresso do curso técnico em Metalurgia da ETT e funcionário da Schulz há 47 anos.  

Na avaliação do diretor da Escola Técnica Tupy, Flávio Sartori, a Festa do Fundidor e a história da ETT se fundem e confirmam o desenvolvimento e a expansão do setor metalúrgico em Joinville e no Norte de Santa Catarina. “Este evento reúne os grandes profissionais que contribuíram e seguem contribuindo com o mercado, com as inovações e com os projetos que fazem a diferença. Muitos deles, a maioria ouso dizer, a ETT ajudou a formar”, comemora. 

A professora Maria Inez Reinert é uma das organizadoras da festa e relembra com orgulho a história do evento. “São 41 anos de comemoração à vida dos profissionais da fundição. No início, era um encontro após a jornada de trabalho. Hoje, o evento reforça o orgulho daqueles que exercem a profissão e que tornam viva essa festa a cada ano.” 

Depois da procissão em homenagem à Santa Bárbara, Zélio Junckes foi batizado como o Fundidor do Ano 2022 e participou do tradicional ritual de vazamento de metal no molde. A festa terminou em estilo alemão, com muito chope, espetinhos, diversão e bate-papo.