O Centro de Treinamento Ivo Varella foi palco de um evento histórico no último dia 30 de outubro, o Festival de Basquete em Cadeira de Rodas, que marcou o encerramento do Projeto Semear Basquetebol em Cadeira de Rodas para Todos. Organizado pelo Centro Esportivo para Pessoas Especiais de Joinville (CEPE) e com apoio financeiro do Fundo da Criança e Adolescente (FIA) e do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, o projeto promoveu uma experiência transformadora para estudantes da rede pública estadual da cidade de Joinville, com foco na inclusão e valorização da diversidade.
De março a outubro deste ano, alunos das oito escolas cadastradas no projeto participaram de aulas itinerantes, na qual recebiam 10 cadeiras de rodas para que os estudantes pudessem vivenciar a experiência durante a aula. Acompanhados pelo coordenador Aldo Pavesi, atleta da equipe profissional do CEPE, as aulas aconteciam a cada vintes dias. Além disso, foram desenvolvidos diversos jogos educativos da modalidade, como quebra-cabeça, jogo da velha e dominó, que foram distribuídos nas instituições. Essas atividades visaram apresentar o esporte paralímpico de maneira prática e educativa, quebrando barreiras, incentivando a inclusão e fortalecendo o Programa Educacional de Cultura Paradesportiva do CEPE.
No encerramento, os alunos participaram de uma manhã festiva repleta de atividades lúdicas, jogos e desafios. Um dos momentos de maior entusiasmo foi o “Jogo do Desafio”, onde os professores e alunos tiveram a oportunidade de competir contra os atletas do CEPE Raposas do Sul, criando uma experiência inclusiva e celebrando o esporte em todas as suas formas.
Essa iniciativa inédita no Brasil trouxe a modalidade de basquete em cadeira de rodas para mais de mil adolescentes, e culminando na participação de 70 crianças no festival de encerramento, consolidando Joinville como referência na prática e promoção do esporte paralímpico em escolas. Com a concretização do projeto, o CEPE democratizou o conhecimento da modalidade em 37 instituições de ensino, em um período de um ano. Com isso, o Centro Esportivo para Pessoas Especiais busca fomentar uma cultura duradoura do basquete em cadeira de rodas escolar, conscientizando alunos com e sem deficiência sobre o potencial inclusivo do esporte.