contato@opynewsjoinville.com.br

Festival de Dança de Joinville promove movimentação nos segmentos de gastronomia, hotelaria, turismo e varejo

52248374073_4c3082aed9_c

Na segunda quinzena de julho, o 40º Festival de Dança de Joinville receberá um fluxo de profissionais e visitantes que abrangerá 25 das 27 unidades federativas brasileiras, além de países como França e Paraguai. A movimentação cultural promove incremento também para o faturamento da economia local. “Sempre que se realiza um evento, 52 setores são impactados positivamente. É muito abrangente. O Festival de Dança, sem dúvida, é uma referência para os setores de gastronomia, hotelaria e turismo. É extremamente positivo”, afirma Guilherme Kulkamp, coordenador da Câmara Setorial de Gastronomia e Eventos da CDL Joinville.

Conforme Guilherme, é esperado um incremento na ordem de 15% no faturamento de bares, lanchonetes e restaurantes. “O impacto na economia não é só na região central, mas em toda a cidade. Para suprir o aumento da demanda, os restaurantes acabam contratando garçons freelancers e os hotéis, camareiras extras. Isso vale também para os motoristas de aplicativos e trabalhadores de segmentos como limpeza e segurança. Esses profissionais que recebem recursos adicionais consomem também nos comércios, lanchonetes, padarias, salões de beleza e supermercados dos bairros”, avalia.

As perspectivas otimistas são compartilhadas por Ana Luiza Moeller Wetzel, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville/SC e Região – VivaBem. Ela prevê aumento na ocupação do setor hoteleiro da cidade, que ao longo do ano, normalmente, é mais movimentado pelo turismo de negócios: “Festival de Dança é sempre ótimo para hotelaria. Ocupação de quase 100% durante duas semanas. Expectativa de cidade lotada durante todo o período, com movimentação nos hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas, shopping centers e comércios”.

Na avaliação de Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, “o evento impacta positivamente toda a cadeira turística, desde a rede hoteleira, que historicamente tem sua maior ocupação do ano durante o evento, até setor de transporte, alimentação e comércio em geral”. “Destaca-se, ainda, o incremento às empresas e profissionais do setor responsáveis pela montagem e operacionalização do evento”, acrescenta. Para o presidente, “o Festival de Dança é um importante propulsor do turismo, uma experiência inesquecível para os seus participantes e visitantes, e, sobretudo, um grande orgulho para a nossa cidade”.

Agência registra aumento de 54,8% nos serviços e prepara ação para janeiro

A Bailarinos pelo Mundo Turismo teve um aumento de 54,8% de participantes que usam os serviços da agência para ir ao Festival de Dança este ano em relação a 2022. Os passageiros são de nove estados brasileiros e do Chile. Durante a 40ª edição, a agência contará com um balcão ao lado do Balcão de Informações do Festival e um painel instagramável.

Além disso, a Bailarinos pelo Mundo prepara uma nova ação para o ano que vem, o Festival de Dança de Joinville a Bordo. Será um evento realizado a partir de 6 de janeiro de 2024, no Costa Cruise – Navio Costa Favolosa, do qual poderão participar coreografias inscritas nos gêneros Balé Clássico de repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado, com subgêneros Solo, Duo, Variações, Pas de Deux, Grand Pas de Deux e Conjunto. O navio sairá de Santos e passará por Itajaí, Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Desde 2020, a Bailarinos Pelo Mundo é a agência agência oficial do evento.

Serviço

• O quê: 40º Festival de Dança de Joinville.
• Quando: 17 a 29 de julho de 2023.
• Onde: Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa e Teatro Juarez Machado, localizados na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.
• Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura – Governo Federal.
• Apresenta: Arcelor Mittal Vega.
• Patrocínio: Bosch, CCR Aeroportos, CCR ViaCosteira e Instituto CCR.
• Apoio: Grupo Barigui, Havan e Komprão Koch Atacadista.
• Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville – Secretaria de Cultura e Turismo.
• Venda de ingressos: via Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/) e das 13 às 17h, no foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.
• Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br.