contato@opynewsjoinville.com.br

Festival de Internacional de Inverno Musicarium promove intercâmbio cultural inédito para alunos-bolsistas

Orquestra Jovem_22_01

A música é capaz de romper fronteiras e o Festival Internacional de Inverno, realizado pelo Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, de Joinville/SC, pode provar. Em uma oportunidade única, alunos da instituição tiveram a chance de tocar e aperfeiçoar seus estudos ao lado de profissionais renomados, com músicos da Alemanha, Áustria, Espanha, Suíça, Estados Unidos e, claro, do Brasil, entre os dias 21 e 30 de julho.

Ao todo, foram 23 professores, entre maestros e instrumentistas, 13 vindos de fora, com diferentes experiências profissionais e musicais que participaram das oficinas pedagógicas com os estudantes, proporcionando um intercâmbio musical e cultural inédito.

Foram ministradas mais de cem horas de masterclasses de diversos instrumentos, como oboé, violoncelo, trompa, violino, viola, flauta, clarinete, fagote e entre outros, além dos ensaios. O objetivo foi contribuir na transformação cultural e educativa das crianças e jovens, todos bolsistas do Musicarium. “Nós sabemos o impacto de tudo o que vem ocorrendo na vida dos alunos ao longo destes anos. Talvez, 20% se tornem músicos profissionais, mas isto não quer dizer que não houve um impacto importante nos outros 80%. No Musicarium, além de viverem em um rico ambiente cultural, eles aprendem o significado e a necessidade do comprometimento, da dedicação, do aperfeiçoamento contínuo, do trabalho em equipe, algo que levarão para a sua vida pessoal e profissional independente do rumo que seguirem”, completa o Presidente do Conselho de Administração, Ernesto Heinzelmann.

A programação educativa proporcionou uma amplitude de horizontes aos alunos e, ao mesmo tempo, os capacitou com profissionais de excelência, que atuam nas principais orquestras internacionais. Uma das profissionais que participou  do projeto pedagógico foi a violoncelista Paula Brizuela, da Espanha, que faz parte da Orquestra Sinfônica de Madri. “É minha primeira vez no Brasil e conhecer esse projeto foi uma oportunidade incrível”, revelou.

Para o diretor-presidente e maestro Sergio Ogawa, o aperfeiçoamento dos alunos integrantes da Orquestra Jovem Experimental do Musicarium, com professores de alto nível, “é uma oportunidade de imersão no universo da música de proporcionar o desenvolvimento da alta performance para que eles possam perceber e evidenciar o potencial precioso que possuem, ao mesmo tempo representa um fator importante para a contribuir na formação deles como cidadãos de excelência”.
Além da programação pedagógica, houve recitais abertos ao público nos dias 26, 27 e 28 de julho. Já nos dias 29 e 30, teve o Concerto de Encerramento do Festival Internacional de Inverno do Musicarium, que emocionou todos os que estavam presentes. No último sábado, 30, marcou presença o economista Maílson da Nóbrega, Presidente do Conselho de Embaixadores do Musicarium. “É uma alegria imensa voltar a Joinville e ver o que está acontecendo com essas crianças. Isso é uma iniciativa da comunidade, com singularidades sem paralelo no Brasil. Joinville dá o exemplo com esse trabalho inédito e farei muito singelamente o meu trabalho de apresentar esse projeto a todos para seguirmos transformando esses jovens com a cultura, com a música”, destaca.

Para mais informações, acesse o perfil no Instagram do Musicarium.

Sobre o Musicarium

Desde 2017 o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira – centro de formação de orquestra -, localizado em Joinville/SC, atende crianças e jovens, de 4 a 17 anos de idade, formando músicos com excelência desde a base. Todos os 150 alunos que compõem o quadro discente da instituição são bolsistas. Mais de 80% dos alunos vêm da rede pública de ensino, tendo como garantia a acessibilidade artística e pedagógica. A formação destas novas gerações de músicos é possível com o apoio de patrocinadores, doadores empresariais e da sociedade civil. Em apenas três anos de atividade, o Musicarium vem se desenvolvendo de forma inovadora e consistente. Musicarium, do latim, significa “local onde se faz música”.