Nascido na Alemanha, o naturalista e biólogo Fritz Müller viveu a maior parte da vida em Santa Catarina e foi aqui onde produziu diversos estudos de grande importância para a ciência mundial. Um dos principais colaboradores do britânico Charles Darwin, com quem trocou correspondência por 17 anos, completaria 200 anos em 2022. Em alusão a data, o Garten Shopping apresenta a exposição “De repente, extraordinária!”, que faz uma homenagem à história do estudioso e suas descobertas, destacando sua relação com Darwin. A exposição ficará no empreendimento de 25 de outubro a 16 de novembro na praça de eventos. Na abertura haverá o lançamento dos livros: “A vida de Fritz Müller”, de Alfred Möller e “O Reino do Aztecas”, de Maria Cristina Tonussi, a partir das 17h.
Serão 28 painéis que ilustram as descobertas do naturalista e biólogo junto à natureza catarinense, sob duas perspectivas: em uma está a história de Fritz Müller e de sua especial parceria com Charles Darwin; em outra, a exuberância da fauna e flora catarinense pelo olhar de Fritz, à luz das ideias de Darwin. Nos painéis, códigos QR estarão disponíveis aos visitantes para conferir outras curiosidades em diversos formatos, como vídeos, áudios, quiz e até um divertido portal de notícias.
Nessas interações, será possível ainda ter acesso à trilha sonora da Mata Atlântica, para ouvir enquanto o visitante percorre a exposição. “Esta é uma versão nova da exposição feita para ambientes internos, onde mantemos a mesma proposta de estimular os visitantes a conhecer mais sobre o cientista, de modo simples e descontraído“, explica a produtora Glória Weissheimer. Nesta edição, a exposição conta com realização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin 200 anos, com apoio do Garten Shopping, UDESC Joinville, UniversiArte e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A curadoria de “De repente, Extraordinária!” é feita por Paula Gargioni. A exposição original é feita ao ar livre e incentiva a interatividade do público com a natureza, com a ciência e com a arte, por meio de diferentes linguagens (visual, sonora e tátil), incluindo público de diferentes idades. A recepção junto ao público foi tamanha, que desde sua 1ª edição em abril deste ano, alcançou mais de 12 mil pessoas, estimulando a criação de uma nova versão para ambientes internos.
Sobre Fritz Müller
O naturalista e biólogo Fritz Müller nasceu na Alemanha e viveu em Santa Catarina (nas atuais Blumenau e Florianópolis) por 45 anos, até sua morte, numa época em que a maior parte da região ainda era coberta pela Mata Atlântica. Pesquisou a flora e a fauna catarinenses e foi um dos principais colaboradores e amigos do britânico Charles Darwin, com quem trocou cartas durante 17 anos. Ele foi o primeiro no mundo a testar as ideias de Darwin sobre a evolução das espécies pela seleção natural, na atual Florianópolis. Além disso, foi professor numa escola e agricultor, além de atuar na política. Era apaixonado pela natureza e pela ciência e escrevia poemas para educar suas filhas. Foi chamado de “príncipe dos observadores” por Charles Darwin.