O Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE) de Joinville celebra a convocação de sua técnica, Ana Teixeira, e do atleta Ryan Xavier para a Seleção Brasileira de Jovens de basquete em cadeira de rodas. Ambos representarão o Brasil no Campeonato classificatório para o Mundial Sub 23, que será realizado em Bogotá, Colômbia, de 2 a 6 de abril.
A técnica Ana Teixeira tem se destacado no cenário nacional pelo trabalho de formação que vem desenvolvendo nos últimos anos. Sua dedicação e o sucesso de seus atletas chamaram a atenção da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.
“Temos realizado no CEPE um trabalho coletivo de médio e longo prazo para renovação de atletas e a proposta foi aceita por todos os integrantes, que estão colaborando muito. Isso contribuiu muito para o convite em trabalhar na comissão técnica da seleção para o mundial em 2025. Sou muito grata ao grupo por acreditarem”, declarou Ana Teixeira.
A convocação do atleta Ryan Xavier foi motivo de grande comemoração por toda a equipe do CEPE. Formado nas categorias de base do centro, ele possui apenas dois anos de experiência no basquete em cadeira de rodas e será o atleta mais jovem da seleção brasileira na competição internacional.
Apesar do pouco tempo em quadra, Ryan tem demonstrado grande talento e potencial, sendo monitorado por representantes da confederação. Em sua trajetória, já acumula títulos importantes, como o Campeonato Catarinense, a Paracopa Sesc, a Copa Curitiba, além de convocações para a seleção catarinense em 2023 e 2024 e um bronze nas Paralimpíadas Escolares Nacionais.
Ryan Xavier é considerado uma grande promessa do esporte paralímpico brasileiro, com um futuro brilhante pela frente. A participação de Ana Teixeira e Ryan Xavier na Seleção Brasileira reforça o compromisso do CEPE, com apoio da SESPORTE, com o desenvolvimento do basquete em cadeira de rodas e o apoio ao esporte paralímpico em Santa Catarina.