A joinvilense de 22 anos, Lhays Stolarski foi campeã no tênis de mesa, na modalidade mista (junto com Kauan Monteiro, 21 anos) nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) 2024. A dupla representou a instituição UNIASSELVI. Ela também conquistou o 2º lugar no individual feminino.
A jovem que está no 7º semestre de Educação Física, treina há nove anos diariamente de três a quatro horas por dia. Durante a competição Lhays contou com o apoio e o suporte técnico do professor Thiago Castro.
Toda dedicação ao esporte já resultou em alguns títulos de nível estadual, nacional e internacional. Ela compartilha os que considera mais relevantes:
“Eu já fui campeã brasileira sub-19 em 2021 e já fui campeã individual na Olímpiada Estadual Catarinense em 2017. Esses dois títulos foram os que mais me marcaram. E o maior campeonato que eu já joguei foi no ano passado, nos jogos universitários, na China, no Fisu World University Games”.
Ainda não é oficial, mas Lhays e Kauan estão na expectativa de competir na Alemanha, representando o Brasil nos Jogos Universitários Mundiais, em julho de 2025, conforme ela conta:
“Essa possibilidade existe porque geralmente os primeiros colocados em cada modalidade são convidados, mas isso só acontece pouco meses antes do evento, então agora é esperar para ver. Estou ansiosa por este momento”.
Sobre o campeonato
O evento, que reúne os melhores atletas universitários do Brasil e que os estudantes demonstraram habilidade, dedicação e espírito esportivo, aconteceu em Brasília (DF), durante o mês de outubro.
O JUBs é a maior competição universitária. Nesta 71ª edição bateu o recorde da história da América Latina ao reunir 7 mil participantes de todo o país. Neste ano, foram 12 dias de competição.