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Joinvilense Termotécnica testa embalagem modular para bebidas no e-commerce apresentando proteção e benefícios logísticos

Joinvilense Termotécnica testa embalagem modular para bebidas no e-commerce apresentando proteção e benefícios logísticos

O Congresso Grocery & Drinks, maior evento de e-commerce para supermercados, alimentos e bebidas, realizado pela E-Commerce Brasil, neste 13 de março, em São Paulo, apresentou as principais tendências e oportunidades destes setores. Associada à ECBR, a Termotécnica – uma das maiores indústrias de soluções em embalagens do Brasil – participou do evento com o objetivo de avaliar melhor esses mercados.

A empresa já tem uma forte participação no mercado produzindo embalagens térmicas para transporte e acondicionamento de frutas, com a linha DaColheita e também pescados, com a marca Icebox. Recentemente desenvolveu uma solução inédita e patenteada para o varejo digital de bebidas. A embalagem universal e modular para bebidas comporta garrafas de todos os formatos e tamanhos e é muito aderente à comercialização por e-commerce.

Em um de seus artigos publicados no E-Commerce Brasil, Leandro Alves, consultor de varejo digital, afirma que hoje o Grocery representa cerca de 12% do e-commerce e entre os itens preferidos no mercado digital estão as bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, com 28,18%. No caso dos vinhos, por exemplo, as vendas pela internet e as importações crescem a um ritmo forte devido ao grande número de distribuidoras on-line especializadas e grandes redes de varejo. O Brasil já é o 3º maior mercado do mundo, atrás da China e do Reino Unido, de acordo com o Wine Intelligence.

Frente ao cenário de crescimento do varejo digital de bebidas, a embalagem em EPS (mais conhecido como isopor*) tem sido uma excelente alternativa para produtos de alto valor agregado por conferir excelente acondicionamento e proteção no transporte. A embalagem desenvolvida pela Termotécnica especialmente para o transporte e proteção de bebidas é universal e modular, ou seja, pode acomodar vinhos, espumantes, destilados, cervejas, entre outros, e é facilmente destacada, transportando de 1 a 6 garrafas (confira vídeo no canal da Termotécnica no YouTube).

Por ter alta absorção de impactos, a embalagem em EPS tem aplicação, inclusive, no transporte de taças, complementando sua utilidade para as empresas que, além de bebidas, comercializam os acessórios do ramo no mercado. Além de ser 100% reciclável, alguns clientes têm reportado ainda o reuso destas embalagens para armazenamento das bebidas pelo consumidor final, considerando que os nichos permitem a guarda das garrafas, mantendo a temperatura ideal e absorvendo vibrações.

De acordo com o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo de Oliveira, “As soluções em EPS da Termotécnica proporcionam ao mercado ganhos de processos consideráveis, possibilidades de comercialização pelo e-commerce, além de garantir total integridade do produto para o consumidor”.

Vinícolas participam de desenvolvimento e testam embalagem no e-commerce

Vinícolas tradicionais da região da Serra Gaúcha – principal região produtora de vinhos finos do país –, como a Pizzato e a Don Laurindo, deram sua contribuição para desenvolvimento da solução da Termotécnica. De acordo com Ademir Brandelli, proprietário da Don Laurindo, a embalagem apresentada pela Termotécnica é uma excelente alternativa para proteção no transporte dos vinhos.

A Pizzato relatou a satisfação de um cliente do Rio Grande do Norte, que recebeu a encomenda nas embalagens da Termotécnica via frete aéreo. “Fiquei feliz com o resultado. É importante um olhar diferenciado no transporte de vinho que além de ser frágil também precisa manter as propriedades organolépticas, de cor, brilho, transparência, textura, odor e sabor, tão importantes para a percepção da qualidade do produto pelo consumidor final”, diz a diretora da vinícola, Flávia Pizzato.