Feira para todos. Este é o tema da 20ª Feira do Livro de Joinville, que será realizada de 6 a 16 de junho no complexo do Centreventos Cau Hansen. O tema da edição de 2024 reflete o objetivo do grande evento literário da cidade: promover a leitura e a literatura para diversos públicos, de diferentes segmentos de atuação e de todas as idades, sempre com atividades gratuitas.
Aproximadamente 70 pessoas, entre autoridades como a senadora Ivete Appel da Silveira, patronesse do evento em 2024, o secretário de Cultura Guilherme Gassenferth, vereadores, escritores e representantes de entidades literárias, representantes da FIESC, ACIJ, Ajorpeme, ABRH e OAB, bem como representantes de instituições de ensino, e imprensa, estiveram presentes na cerimônia de lançamento da Feira do Livro de Joinville. O lançamento foi realizado na manhã desta quinta-feira (7), na Escola SESI de Referência. Na ocasião, foram anunciadas as novidades para essa edição histórica.
Como acontece todos os anos, a Feira do Livro de Joinville traz autores que nunca participaram do evento e outros que já foram sucesso de público. Em 2024, os autores ‘estreantes’ já confirmados são Clara Alves, Edney Silvestre, Gláucia de Souza, Henrique Rodrigues e José Roberto de Castro Neves.
Retornam ao evento autores nacionais e locais já consagrados pelo público, como Ana Maria Machado – com mais de cem livros publicados para leitores de diversas idades – o escritor e poeta Léo Cunha – com diversas obras de leitura recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – e a escritora best-seller Talita Rebouças, que depois de vender milhões de livros juvenis dedicou seu último livro – ‘Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo’ – para as mulheres maduras e a presidente da Academia Joinvilense de Letras (AJL), Maria Cristina Dias, jornalista, escritora de biografias e memórias, que apresenta a obra ‘Ruas de Joinville’, que já está na terceira edição.
“Todos os anos a Feira do Livro de Joinville recebe mais de 6 mil alunos, que graças à parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo têm no evento uma extensão da literatura trabalhada na sala de aula. Também abrimos espaço para dar visibilidade à literatura produzida pelos autores de Joinville e elaboramos uma programação temática abrangente, voltada para todos, como diz o tema desta edição. Temos seminários, palestras e painéis para o público adulto e para profissionais e leitores de todas as idades e que atuam em diversas áreas do conhecimento”, destaca a presidente da Comissão Organizadora da Feira do Livro, Sueli Brandão.
Novidades na programação
A programação didática da Feira conta com dois seminários voltados para professores. O primeiro deles – já realizado em algumas edições – reúne Mediadores de Leitura, e inclui aulas expositivas com convidados como Ana Maria Machado e oficinas temáticas. O outro seminário acontece pela primeira vez na Feira, tem como foco Educação Ambiental e é destinado a professores que trabalham com esta temática – tão relevante para o nosso futuro – em sala de aula.
Para ampliar o leque de abrangência da Feira do Livro de Joinville, neste ano será realizado um encontro com empresários que escrevem – cuja organização envolve o Lide e a ACIJ. Haverá, também, uma Roda de Conversa sobre Patrimônio Cultural, atividade que vai incluir a experiência de realizar uma caminhada pela rota de espaços históricos de Joinville. Mais uma novidade será a promoção de um Encontro de Bibliotecários, em parceria com o Conselho de Biblioteconomia.
A promoção de atividades junto com instituições da cidade também é uma tradição na Feira do Livro de Joinville. Em parceria com a ABRH/SC, será realizada uma noite temática com o tema Longevidade, abordando questões relacionadas ao etarismo – assunto que vem despertando o interesse do mundo dos negócios e da sociedade. Outra parceria é realizada com a OAB Joinville. Haverá, ainda, um grande Encontro de Academias de Letras de Santa Catarina e Paraná e, para finalizar, o Concurso de Cosplay.
Conheça os autores estreantes na Feira
Clara Alves – Jornalista e escritora, Clara escreve para adolescentes e jovens adultos e tem o diferencial da diversidade, trazendo o universo LGBT para suas obras. A autora, que começou a publicar livros de forma independente na adolescência, tornou-se campeã de venda da lista Nielsen PublishNews no ano passado, com os livros ‘Conectadas’ e ‘Romance Real’.
Edney Silvestre é romancista, roteirista e jornalista, com vasta experiência televisiva nacional e internacional pela Rede Globo. Seu romance de estreia, ‘Se eu fechar os olhos agora’ recebeu em 2010 os prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura. Como âncora do programa ‘Globonews Literatura’, entrevistou alguns dos maiores escritores nacionais e internacionais. A obra mais recente, ‘Segredos de um Repórter’, traz os bastidores de coberturas e entrevistas e orientações para entrevistados e entrevistadores.
Glaucia de Souza – Carioca radicada em Porto Alegre, tem formação e mestrado em letras – e especialização em Literatura Infantil e Artes Visuais – Gláucia atuou por muitos anos como professora de Literatura e Língua Portuguesa no Rio Grande do Sul. Escritora e mediadora de leitura, várias de suas mais de 20 obras infantis foram premiadas no Brasil e no Exterior, como ‘Josefino’, ‘Primer Premio Ninõs de Mercosur, em Córdoba, na Argentina.
Henrique Rodrigues – Palestrante de eventos culturais em diversos países da Europa, Henrique tem formação em Letras, especialização em Jornalismo Cultural, mestrado e doutorado em Literatura. Idealizou e coordenou projetos de incentivo à leitura e circulação de manifestações culturais no SESC nacional, incluindo o Prêmio SESC de Literatura. É autor de diversos livros infantis e de obras de conto e romance para o público adulto. Sua obra ‘Rua do Escritor: crônicas sobre leitura’ foi finalista do Prêmio Jabuti em 2021.
José Roberto de Castro Neves é escritor e advogado. Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) e doutor em Direito Civil pela UERJ, Castro Neves é docente na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e atua em diversas comissões do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Grande defensor da literatura e leitor voraz, lançou ‘Caixa de Palavras’, onde traz um exame apaixonante e cheio de erudição sobre seu amor pelos livros.