Com o título “Direito, Economia, Novas Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável: uma Abordagem Multidisciplinar”, acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Ielusc lançaram neste mês de julho um livro que visa refletir a diversidade e pluralidade de perspectivas em questões extremamente atuais e importantes.
Composto por 24 artigos, distribuídos em 412 páginas, o livro surgiu após uma palestra ministrada pelo procurador do Estado de SC, Eliézer Guedes de Oliveira Junior, que também é fundador da editora joinvilense especializada em obras jurídicas GuedesJus. “O interesse dos acadêmicos pela pesquisa fez com que ele [Eliézer] nos presenteasse com a publicação, a fim de que mais pessoas tivessem acesso, independentemente da condição financeira”, explica a coordenadora do projeto, professora Mariana Mostagi Aranda.
Durante o evento de lançamento, os estudantes também subiram ao palco para apresentar os temas de seus artigos. O presidente do Centro Acadêmico de Direito do Ielusc (CADI), Douglas Maximiano, relata que sua primeira reação à proposta do projeto foi deixar um legado. “Foi um processo difícil, conciliar as provas e trabalhos com as pesquisas para os artigos, mas o resultado que fica é de muito aprendizado”, comemora o acadêmico.
O diretor de Ensino Superior da Faculdade IELUSC, Paulo Renato Manetzeder Aires, afirma se tratar de um momento singular em seus 40 anos de experiência trabalhando com educação e destacou o fato de um projeto de tal magnitude ter sido feito por estudantes ainda em anos iniciais em um curso que sequer teve sua primeira turma graduada. “Uma obra com qualidade que representa a força e o comprometimento do curso de Direito da instituição”, pontua Aires.
Na opinião da coordenadora do curso de Direito, Mestra em Ciência Jurídica, Maria de Lourdes Bello Zimath, a obra apresenta temas recorrentes, mas com perspectivas ressignificadas. Esta obra pretende inspirar futuras gerações de estudantes a continuar essa jornada de aprendizado e descoberta, além de fomentar novos debates e pesquisas nas mais variadas áreas jurídicas. O curso de Direito da Faculdade Ielusc, que terá a formatura de sua primeira turma ainda este ano, é reconhecido com nota 5 pelo MEC.
Além da professora Mariana Mostagi Aranda, que é Mestra em Direito, Sociedade e Tecnologia, o livro também contou com a orientação dos professores: Albano Francisco Schmidt (Doutor em Patrimônio Cultural e Sociedade); Daniel Wolf (Mestre em Filosofia); Emerson G. Andrade Tchorney (Especialista em Direito Processual Civil); Helena Liebl (Mestra em Ciência Jurídica e em Direito Ambiental e Sustentabilidade); Rogério Marques da Silva (Especialista em Direito Administrativo e em Administração Pública), e Sibila Stahlke Prado (Mestra em Direito, Sociedade e Tecnologia). O evento de lançamento, no mês de julho, também contou com a presença do diretor-geral do Grupo Bom Jesus Ielusc, Silvio Iung, familiares e convidados.
Livro está disponível no portal: https://guedesjus.com.br/produto/direito-economia-novas-tecnologias-e-desenvolvimento-sustentavel-uma-abordagem-multidisciplinar/