Imagine-se iniciando um curso de Design de Interiores e tendo acesso a uma incrível biblioteca repleta de materiais como MDF, pedra, ferragens, rodapé, catálogo de paleta de cores de tintas, alumínio, vidro, tijolo, cerâmica, tecido, puxadores, dobradiças e muito mais. Com tantas opções em mãos, soltar a criatividade na hora de realizar um projeto se torna uma tarefa muito mais fácil e interessante.
Assim é a Materioteca, um laboratório de materiais dentro da biblioteca do Senac, em Joinville. Nesse espaço inovador, alunos e interessados têm a oportunidade de explorar e manipular as amostras disponíveis. Além disso, os professores também podem utilizar esse ambiente para aulas práticas e apresentações de trabalhos que envolvam esse tipo de material.
A iniciativa é pioneira dentro das instituições do Senac em todo o Brasil. Os estudantes dos cursos de Tecnólogo em Design de Interiores e Técnico em Design de Interiores integrado ao Ensino Médio estão se beneficiando das novas ferramentas. Sabrina Vecchi, aluna do curso tecnólogo, comenta que o recurso auxilia no aprendizado. “Com o avanço do curso e o desejo de aprender cada vez mais sobre os materiais estudados em sala, a Materioteca se tornou um grande benefício e uma aliada no aprendizado. Poder ter tantos materiais ao alcance das mãos e conhecer de perto suas características, com certeza é um grande diferencial do curso de Designer de Interiores do Senac”, afirma.
“A ideia da Materioteca surgiu a partir do interesse dos alunos pelos catálogos de amostras de MDF disponíveis na biblioteca. Reconhecendo essa demanda e vislumbrando a possibilidade de expandir a variedade de catálogos, a equipe buscou a colaboração de Maiara Mittanck, ex-aluna do curso de Design de Interiores e atual responsável pela Innover Design & Interiores. Empolgada com a proposta, Maiara assumiu a responsabilidade pelo projeto e execução da Materioteca, contando com o apoio de sua mãe, Rosane Mittanck, assistente da biblioteca e da coordenadora do Curso de Design, Ana Paula Coutinho”, conta Salete de Oliveira Borges, bibliotecária da unidade que também foi responsável por articular e executar o projeto.
Biblioteca das coisas
A Materioteca faz parte de um projeto inovador chamado Biblioteca das Coisas, que tem como objetivo disponibilizar o empréstimo de materiais não bibliográficos para alunos e professores. Essa iniciativa desempenha um papel significativo na formação dos estudantes, ao promover a integração entre a prática e a teoria no processo de ensino e aprendizagem. Além da Materioteca, a Biblioteca das Coisas conta com a Cardapioteca e Aromateca de Temperos (atendendo aos cursos de gastronomia), a Aromateca de óleos essenciais (para os cursos de estética e podologia) e a Tecidoteca (para os cursos de moda).
“Ao oferecer uma nova fonte de informação, a Materioteca possibilita que o público acadêmico atenda às suas necessidades de informação de forma prática, capacitando-os para enfrentar com mais preparo o mercado de trabalho. Dessa forma, esse projeto desempenha um papel fundamental na melhor preparação dos alunos, proporcionando uma experiência mais abrangente e enriquecedora durante sua jornada educacional”, conclui Marcelo Cavaglieri, coordenador da rede de bibliotecas do Senac SC.