contato@opynewsjoinville.com.br

Montagem joinvilense da ópera “Don Pasquale” estreia nesta quarta-feira

Com mais de 50 profissionais envolvidos, superprodução será apresentada também no dia 26 na Sociedade Harmonia-Lyra.
Montagem joinvilense da ópera “Don Pasquale” estreia nesta quarta-feira

Uma longa espera de quatro anos termina nesta quarta-feira, dia 24. Desde “Madama Butterfly”, em 2018, Joinville não assistia a montagem local de uma ópera. Isso muda com a estreia de “Don Pasquale”, divertido e grandioso espetáculo que é a grande atração do 3º Festival de Ópera de Joinville e será apresentado também na sexta, dia 26, quando encerra o evento na Sociedade Harmonia-Lyra. Os ingressos estão à venda na secretaria do clube e no www.eticketcenter.com.br.
“Don Pasquale” é uma ópera bufa escrita pelo italiano Gaetano Donizetti e cuja estreia data de 1843. Os cantores Sávio Sperandio, Giovanni Tristacci, Carla Domingues, Douglas Hahn e Luan Cavalleri interpretam a história de um velho rico e celibatário que cria uma grande confusão ao deserdar o sobrinho por querer casar com uma jovem pobre e depois buscar uma noiva para si mesmo. A regência da orquestra acompanhante será do maestro André dos Santos (SP), que já regeu óperas na América do Sul e na Europa.

A montagem joinvilense para o Festival de Ópera vem sendo preparada há mais de dois meses e reúne cerca de 50 pessoas, entre cantores, músicos e demais profissionais. Antes do início dos ensaios, os cantores já estão com toda a parte musical estudada. Enquanto isso, os profissionais que atuam nos bastidores – técnicos de som, iluminadores, cenógrafos, figurinistas, maquiadores – vivem uma rotina diária de preparação e manutenção.

Com duas horas de duração, o espetáculo é uma superprodução para os padrões locais, o que acaba trazendo vários desafios para a produção, dificuldades que por vezes seriam mais fáceis de serem solucionadas em um grande centro. Mesmo assim, a diretora cênica Claudia Ondruzek se sente realizada por poder fazer “Don Pasquale” em Joinville. Além de contar com grandes profissionais da ópera nacional em sua equipe técnica, ela vê um certo “senso de justiça” em assinar este espetáculo longe do eixo Rio-São Paulo.

“Para mim, a música clássica e a ópera tinham que estar em todas as cidades, em todas as faixas sociais, em todas as idades. A contrapartida social que este projeto traz são duas récitas resumidas e didáticas para crianças, então é isso! Fora o prazer artístico, pois meu carinho pelo palco e pela música como comunicação se realiza assim”, comemora Claudia.

A terceira edição do Festival de Ópera iniciou na semana passada com dois concertos em homenagem aos 92 anos do teatro da Sociedade Harmonia-Lyra. Com ingresso solidário, os espetáculos arrecadaram em torno de 1,6 mil kg de alimentos para o Lar Abdon Batista, Instituto Mulheres do Bem, Sociedade de Assistência e Amparo aos Tuberculosos e Associação de Amigos do Autista (AMA).

SERVIÇO

O quê: Ópera “Don Pasquale” no 3º Festival de Ópera de Joinville.
Quando: Quarta, dia 24 e, sexta, dia 26, às 20h.
Onde: Sociedade Harmonia-Lyra, rua 15 de Novembro, 485, Centro.
Quanto: a partir de R$ 30,00, no site www.eticketcenter.com.br e na secretaria do clube.