contato@opynewsjoinville.com.br

Multinacional de Joinville investe na economia circular e é destaque no Prêmio Expressão de Ecologia

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o prêmio será entregue durante o Fórum de Gestão Sustentável em Florianópolis.
Multinacional de Joinville investe na economia circular e é destaque no Prêmio Expressão de Ecologia

A Tupy, multinacional brasileira que é referência em produção de componentes estruturais para bens de capital, é uma das empresas vencedoras do 29º Prêmio Expressão de Ecologia(2023-2022), com o projeto “Desenvolvimento de alternativas para a substituição parcial do coque na fundição de ferro”. Criada pela Editora Expressão, a premiação é certificada pelo Ministério do Meio Ambiente e peloInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como a mais importante do País, no segmento empresarial. Esta é a sétima vez que a Tupy tem projetos reconhecidos na premiação. 

De 161 inscritos, o projeto da Tupy ficou entre os 26 projetos selecionados e ganhou destaque na categoria “Conservação dos recursos minerais”. A iniciativa premiada trata da reciclagem de briquetes de carbono, também conhecido como coque reciclado, desenvolvida na Planta de Joinville, em Santa Catarina. E, desde o ano passado, passou a ser utilizada em todas as unidades da Companhia.   

Com o uso dessa fonte alternativa de calor, em substituição parcial do coque, há diversos benefícios como: a redução do consumo de um recurso natural não-renovável; a reinserção do resíduo na cadeia de produção como um insumo, incentivando a economia circular; e a redução da emissão de gases de efeito estufa.  

“Este é um projeto que muito nos orgulha, pois, por meio dele conseguimos manter a eficiência de combustão necessária aos fornos de fundição, porém, aumentando a eficiência energética e reduzindo nossa pegada de carbono”, comemora Diego Felippe, gerente corporativo de Meio Ambiente da Tupy. 

Além dessa iniciativa, a Tupy realiza outras ações relacionadas à Economia Circular. No ano passado, a Companhia transformou cerca de 500 mil toneladas de sucatas em produtos de alto valor agregado; utilizou mais de 275 mil toneladas de areia de origem reciclada, e deixou de consumir cerca de 1 milhão de metros cúbicos de água, isso devido ao reuso que, em algumas unidades, chega a 100%. 

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 e já registrou 3.279 inscritos. Tem como objetivo divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas realizadas pelas principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul do país, e de São Paulo, presentes nas duas últimas edições, se tornando assim referência para a comunidade ambiental.

Sobre a TUPY 

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio, reposição e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, Joinville/SC e São Paulo/SP e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA. www.tupy.com.br