contato@opynewsjoinville.com.br

Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville, neste domingo, reúne bailarinos que já brilharam nos palcos do Centreventos

Captura de Tela 2024-07-19 às 22.03.15

A atração da Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville, neste domingo (21), será a renomada São Paulo Companhia de Dança (SPCD), considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. E uma curiosidade é que bailarinos que já brilharam no palco dos Centreventos Cau Hansen, agora vivem a emoção de dançar como convidados. Os bailarinos Ammanda Rosa e Yoshi Suzuki, que dançam desde 2008, na São Paulo Companhia de Dança, ano de criação da SPCD, em 2024 estarão dançando na Noite de Gala do Festival. Ambos já competiram e foram eleitos como melhores bailarinos no Festival: Ammanda em 2006, e Yoshi em 2007. Além disso, outros oito bailarinos do elenco também já dançaram no Festival de Dança de Joinville. São eles: Bruna Poliana, Vinicius Lomo, Luiza Yuk, Alex Akapohi, Hiago Castro, Luciana Davi, Carlos Eduardo e Pamela Rocha. 

A SPCD apresenta neste domingo (21): “Odisseia” e “Gnawa” duas obras que provocam reflexões sobre o mundo contemporâneo. A Noite de Gala começa com “Odisseia”, criação da francesa Joëlle Bouvier. Ela mistura fragmentos das “Bachianas Brasileiras”, de Heitor Villa-Lobos, com “Paixão segundo São Mateus”, de Bach, e a voz de Maria Bethânia na música “Melodia Sentimental” para construir uma atmosfera dramática, pano de fundo de uma história intensa. 

Os bailarinos transformam-se em personagens e em elementos que representam os movimentos migratórios para falar, por meio da dança, sobre o impacto destes deslocamentos para a identidade de quem parte e para a compreensão de mundo de quem os recebe.

A segunda apresentação será “Gnawa”, obra mais antiga da companhia ainda em repertório. Criada pelo espanhol Nacho Duato, a peça utiliza os quatro elementos fundamentais (água, terra, fogo e ar) para tratar da relação do ser humano com o universo. 

O título refere-se aos gnawas, membros de confrarias místicas que vivem no Norte da África e utilizam-se da dança e da música para entrarem em uma espécie de transe. Este caráter ritualístico é percebido no espetáculo, em meios aos movimentos baseados nas populações ancestrais e na exploração da comunicação entre o homem e a natureza. 

 

Sobre a companhia

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) foi criada em 2008 e é um corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo. É gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa. É uma Companhia de repertório, com montagens que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e também obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais para a companhia.

*Fotos:* https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/albums/

 

SERVIÇO

O quê: 41º Festival de Dança de Joinville.

Quando: 15 a 27 de julho de 2024.

Onde: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizados na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.

Patrocínio: Grupo Barigui, Leroy Merlin, Havan, ArcelorMittal, TrimaniaCap, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina

Apoio: Caixa Econômica Federal, Correios, Global Estratégias Financeiras, Grupo Koch e Hap Vida-NotreDame Intermédica

Parceiros de Mídia: Favretto Mídia Exterior e NSC TV.

Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville – Secretaria de Cultura e Turismo.

Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

*Mais informações:* https://festivaldedancadejoinville.com.br

Notícias recentes