contato@opynewsjoinville.com.br

Parafuso inovador com liga de nióbio é utilizado no primeiro caminhão híbrido de competição do mundo

Desenvolvimento é uma parceria entre a Ciser, de Joinville, com a CBMM, líder na tecnologia do nióbio.
cópia de Caminhão VW Meteor Mission Zero_1

Estreou em Interlagos, na etapa São Paulo da temporada 2023 da Copa Truck, uma importante inovação para a indústria automotiva brasileira. Resultado da parceria inédita entre Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina, e CBMM, líder global na tecnologia do Nióbio, o bem-sucedido teste inaugural do protótipo de parafuso com liga de Nióbio, entrou nas pistas a bordo do primeiro caminhão de competição híbrido (com motores a combustão e elétrico) do mundo, o VW Meteor Mission Zero.

Pilotado por Felipe Giaffone, o veículo foi pensado em detalhes para a redução de emissões de carbono. Além de garantir posição no pódio em um dos principais circuitos de automobilismo do País, o novo desenvolvimento acelerou respostas para ambas as companhias, líderes em seus segmentos.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria concretizada com a CBMM. Nossos testes em cenário real na Copa Truck já apontaram que podem contribuir com o bom desempenho do veículo”, afirma Jackson Dal Comuni, gerente de Marketing, Produtos e Exportação da Ciser.

O Nióbio é um material avançado. Pequenas adições deste metal que reúne um conjunto de propriedades únicas são capazes de aumentar a eficiência dos materiais utilizados, conferindo maior resistência mecânica (que evita o desgaste) e aumentando da vida útil. Além disso, o veículo fica mais leve, com estrutura mais segura e menor consumo de combustível.

Para Érico França, da área de desenvolvimento de mercado da CBMM, que acompanhou o projeto pioneiro, “plataformas competitivas são como laboratórios nas pistas e permitem testar novas tecnologias sob condições extremas, com foco em eficiência energética, segurança, otimização de peso e neutralização das emissões de carbono”.

“A CBMM e a Ciser têm como pilares a qualidade e a inovação, presentes em seus produtos. Temos convicção que o desenvolvimento do protótipo de parafuso com liga de Nióbio é um marco na indústria de fixadores, que, futuramente poderá vir a integrar equipamentos e veículos, dentro e fora dos ambientes de corrida”, finaliza França. 

Sobre a Ciser

Marca de excelência, a Ciser tem um amplo portfólio de produtos para atender clientes em mais de 25 países. Mais de 2 mil colaboradores estão divididos entre as unidades de Joinville e Araquari (SC), e Sarzedo (MG). Com 63 anos de história, a companhia segue investindo fortemente em inovação tecnológica e conduz ações de responsabilidade socioambiental. Ao longo de seis décadas de investimentos, aquisições e ampliação dos segmentos em que atua, a Ciser se tornou uma das maiores empresas de Santa Catarina. Seus produtos cobrem diversos segmentos, como agronegócio, energia solar, moveleiro, metalomecânico, construção civil, estruturas metálicas, automotivo, linhas branca e marrom, petróleo e gás, eletrônica e varejo da construção civil.

Sobre a CBMM  

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.

Notícias recentes