contato@opynewsjoinville.com.br

Pegada sustentável marca semana de conscientização para reciclagem em Joinville

Termotécnica realiza iniciativas na Festa das Flores, no Torneio SESI de Robótica e estreita relacionamento com cooperativas de reciclagem.
Pegada sustentável marca semana de conscientização para reciclagem em Joinville

Em comemoração ao Dia do Reciclador e da Reciclagem (22 de Novembro), a Termotécnica realiza uma programação nos principais eventos que acontecem em Joinville e com associações de recicladores de Santa Catarina e do Paraná. A companhia está realizando intervenções de conscientização sobre a reciclagem dos plásticos, em especial o EPS (mais conhecido como Isopor*), na Festa das Flores de 2023 e no Torneio SESI de Robótica, evento que marcou a apresentação para a comunidade da Escola SESI de Referência, ao lado do Moinho Joinville. 

Na terça-feira, recebeu em sua fábrica a visita de representantes de 9 associações de recicladores de Curitiba, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, do Paraná, e Joinville e Itajaí, de Santa Catarina, para ampliar o relacionamento com esses importantes parceiros para captação, logística reversa e reciclagem da sucata de EPS pós-consumo. Também participaram representantes das secretarias de Meio Ambiente de Joinville e de Fazenda Rio Grande.

Nos eventos para a comunidade, voluntários da empresa realizam atividades junto ao público visitante para alertar sobre a importância da destinação correta no pós-uso do EPS, que é 100% reciclável e que se transforma em matéria-prima para novos produtos. É o caso daquela embalagem que protege os eletrodomésticos ou que serve de recipiente para alimentos e refeições, como as bandejas de frutas e legumes nos supermercados e as marmitas dos restaurantes. 

Tanto no lounge da Termotécnica na Festa das Flores quanto no Torneio SESI de Robótica, os visitantes acompanham como acontece a jornada de uma embalagem pós-uso até ser transformada em novos produtos: desde o momento que o consumidor faz o descarte correto do material, passando pela coleta seletiva, a triagem pelas associações de recicladores e o retorno para as unidades de reciclagem da Termotécnica. Ali, a companhia transforma a sucata de EPS em nova matéria-prima que é comercializada para empresas que fazem rodapés, molduras, solados de sapatos, carretéis, peças para refrigeradores e uma infinidade de outros produtos. É a economia circular acontecendo na prática.

Tradição, história e emoção na Festa das Flores

De acordo com o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, participar de mais uma edição da Festa das Flores também é uma volta às memórias da família. “Meu pai, Dieter Schmidt, era um apreciador de plantas e jardins e grande incentivador da Festa das Flores. Ele trazia flores e plantas de suas viagens pelo mundo. E minha mãe, Maria Claudia, foi patronesse do evento”, conta.

O empresário guarda até hoje o original datilografado do pronunciamento de D. Maria Claudia na abertura da Festa das Flores de 1984, que fez uma homenagem ao evento, à cidade e ao marido, presidente da Fundição Tupy, e falecido três anos antes.

Aqui o trecho final do discurso de D. Maria Claudia carregado de emoção:

“Todas essas flores ele as cultivou em seus jardins, no jardim da sua casa, no jardim da sua fábrica, no jardim do seu coração. De longe trazia flores diferentes para enfeitar Joinville com a imensa flor do bem-querer por sua cidade natal. Dieter cultivou todas essas flores e as entregou, na flor da vida, à sua terra e à sua gente”.

Termotécnica: inovação com sustentabilidade

Detentora de mais de 100 marcas e patentes registradas desde a sua fundação, há 62 anos, a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de EPS nacional, tendo a inovação e a sustentabilidade no seu DNA. Sua estratégia sustentável está consolidada nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance) e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).