A 10ª edição da Semana Lixo Zero Joinville já começa batendo recordes: serão mais de 150 ações gratuitas realizadas entre os dias 20 e 28 de outubro em diferentes locais da cidade. A edição, comemorativa, é organizada de forma colaborativa pelo Coletivo Joinville Lixo Zero em parceria com diversas instituições e voluntários. Como ocorreu nas edições anteriores, o Coletivo é responsável pela realização dos chamados “eventos âncora”, que abrangem diversos temas dentro do conceito lixo zero e que também fazem parte da programação.
Mutirões de limpeza, visitas técnicas, oficinas, campanhas de coleta e muito mais estão previstos para a edição que comemorará uma década da realização do evento na cidade. Neste ano, a Semana é apresentada pela Schulz S.A e tem como patrocinadores a Docol, Luz Contadores, Reset Descarte Tecnológico e Termotécnica. Esta edição conta ainda com o apoio da Prefeitura de Joinville e Shopping Mueller.
Já na abertura do evento, dia 20, ocorre a premiação da 2ª Gincana Lixo Zero nas escolas municipais. As atividades, organizadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville, começaram em agosto, com convite a todas as escolas e CEIs municipais. Participam da Gincana 22 unidades, que já estão executando provas como desenvolver jogos com resíduos, o despertar da arte com a temática lixo zero, criação de campanhas de coleta de resíduos, entre outras. Na premiação, as quatro primeiras escolas vencedoras ganharão um passeio em espaços de lazer na área rural de Joinville, troféus feitos pelos colaboradores da Nidec com resíduos industriais e ecobags da marca joinvilense Funcionárias, além de outros brindes especiais.
Outro evento na agenda é o Festival Enraizar, que ocorrerá no dia 22 de outubro (domingo), das 10h às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Aventureiro. Durante todo o período do evento serão realizadas mais de 20 ações gratuitas, que terão como foco práticas para uma infância mais sustentável. O evento é realizado pelo El Clandestino, sob a coordenação da produtora cultural Sarah Pinnow, e com apoio do Coletivo Joinville Lixo Zero. Entre as atividades estão oficinas, rodas de conversa, mostra de curta-metragens, feira de produtos sustentáveis, apresentação musical com a participação de Jesus Lumma, entre outras atrações.
Também no dia 22 será realizado o 4º Encontro dos Composteiros, que reúne leigos, iniciantes, composteiros de longa data, empresas e organizações que queiram começar a compostar. Nesta edição, o anfitrião do evento será o Level Garden, um espaço que une o entretenimento esportivo, a cultura e a sustentabilidade a um ambiente seguro, moderno e tecnológico, além de proporcionar conexão com a natureza.
“Neste Encontro, teremos a implementação do sistema de compostagem do complexo Level Garden, em parceria com a Organa Biotech, uma empresa que transforma resíduo orgânico em adubo de qualidade fomentando a economia circular. Além do modelo que será instalado, teremos oficina de compostagem doméstica, oferecida pela Rastro Sustentabilidade”, explica Gustavo Ritzmann, co-fundador e diretor financeiro do Coletivo Joinville Lixo Zero.
Haverá ainda o Painel Indústria: Boas práticas Lixo Zero, com executivos da Schulz, Termotécnica, Docol e Reset, que irão compartilhar um pouco das suas ações de sustentabilidade na empresa e de como é possível fazer a diferença, com engajamento dos profissionais, em prol de um mundo mais sustentável. O encontro será dia 26, às 8h, no salão nobre da ACIJ.
Inédito na cidade, Festival traz mostra de filmes ligados à temática da sustentabilidade
Entre os destaques da programação está ainda o Festival de Cultura Ambiental – Nilsa Gramkow, realizado pela primeira vez na Semana Lixo Zero Joinville e que neste ano homenageia a ambientalista e produtora de orgânicos de mesmo nome. Dona Nilsa, como é conhecida, é defensora de uma alimentação livre de agrotóxicos e já plantou mais de 30 mil árvores nativas para recuperar a mata ciliar do Rio do Braço, em Pirabeiraba, que corta a sua propriedade e vinha sofrendo grandes intervenções em seu leito.
Tendo como curador o produtor Juliano Jules, o Festival vai apresentar mais de 10 filmes e documentários apresentados em diversos pontos de Joinville. As obras abordarão o tema da sustentabilidade. Uma delas é o Biocêntricos, um filme sobre biomimética e as pessoas que, ao escolherem a natureza como inspiração, colocam a vida no centro de suas decisões.
“A natureza serve de inspiração. O filme, premiado, traz essa reflexão: como podemos observá-la e trazer melhorias e inovação para o nosso dia a dia por meio da observação. Haverá ainda um bate-papo com a diretora e estamos bem animados com esse encontro, que ocorrerá no GNC Cinemas do Shopping Mueller, dia 23, às 9h”, conta Maria Carolina Campestrini, presidente do Coletivo.
A programação completa da 10ª Semana Lixo Zero Joinville pode ser acessada no site www.semanalixozero.eco.br/joinville. Alguns dos eventos exigem inscrições prévias.
Serviço
10ª Semana Lixo Zero Joinville
Quando: de 20 a 28 de outubro
Onde: vários locais de Joinville
Quanto: gratuito
Agenda completa: www.semanalixozero.eco.br/joinville
Assessoria de Imprensa
Taísa Rodrigues