O projeto Arte e Cultura no Cras trará ao público a partir desta sexta-feira, 17 de março, a exposição “O Futuro é uma Planta que Requer Cuidados”. A mostra é composta por obras desenvolvidas por alunos de seis a 14 anos, realizadas durante as aulas de artes visuais. A visitação seguirá até domingo, 19 de março, na sala Biju, do Saltare Centro de Dança.
Os trabalhos foram realizados em diferentes técnicas, como colagem, pintura e desenho, e misturando diferentes materiais, como guache, canetinha e lápis. “As obras demonstram a diversidade de pensamentos e sentimentos das crianças, que se expressaram de maneira singular e criativa. Que essa exposição possa inspirar a todos a pensarem sobre o futuro que queremos e a importância de cuidarmos do presente para colhermos bons frutos no futuro”, avalia a professora Anita Poffo. A partir da semana que vem, a mostrará seguirá para visitação nos Cras Comasa e Morro do Meio.
Arte e Cultura no Cras
O Arte e Cultura no Cras, iniciado em outubro de 2022, contempla 60 alunos dos Cras Comasa e Morro do Meio. O projeto envolve também a comunidade dos bairros de forma geral, pois engloba apresentações. O Cras do Comasa atende os bairros Boa Vista, Espinheiros, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy. Já a unidade do Morro do Meio recebe alunos dos bairros Morro do Meio, Nova Brasília e São Marcos.
A iniciativa conta com atividades de dança, teatro, cinema, artes visuais e música, realizadas duas vezes por semana. Em 2022, ocorreram cinco visitas técnicas, em unidades de ensino e espaços culturais, e uma Mostra de Talentos dos participantes do módulo de teatro, com seis apresentações para familiares e convidados. No início deste ano o foco foi artes visuais e, agora, os estudantes vão participar dos módulos dança, cinema e música. O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville.
O Saltare Centro de Dança
O Saltare Centro de Dança funciona na edificação que anteriormente abrigava a Escola de Educação Básica Germano Timm e é tombada como patrimônio histórico. Atualmente, a estrutura sedia parte da estrutura administrativa do Instituto Festival de Dança de Joinville; cafeteria; loja com produtos do Festival; seis salas de dança; e sedia projetos sociais, mostras e exposições.
Além disso, o local contempla acervo, acessível ao público em geral, onde é possível pesquisar livros, ver os cartazes de todas as edições e saber mais sobre as edições anteriores do Festival. O centro tem também os propósitos de atuação como incubadora para professores em início de carreira; Codancing, que permite a locação de salas; e como local para a comunidade realizar reuniões.
Serviço
• O quê: exposição “O Futuro é uma Planta que Requer Cuidados”, do projeto Arte e Cultura no Cras.
• Quando: sexta-feira, 17 de março, das 9 às 12h e das 13 às 21h; sábado, 18 de março, das 8 às 12h e das 14 às 19h; e domingo, 19 de março, das 10 às 18h.
• Onde: Saltare Centro de Dança (Orestes Guimarães, 406, América).
• Quanto: gratuito.