Pelo sexto ano consecutivo, crianças e jovens do bairro Jardim Paraíso têm acesso à arte de forma gratuita. Isso porque estão abertas as inscrições para o Música e Cidadania, único projeto do bairro selecionado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, que dá oportunidade a moradores entre 7 e 14 anos de aprenderem a tocar um instrumento. Ao ocupar o tempo desses jovens no contraturno escolar com os benefícios que esse aprendizado pode proporcionar, a ação ganha imensa relevância numa região de Joinville com sérios problemas sociais.
O Música e Cidadania começou em 2018 como uma atividade de extensão da famosa Orquestra Prelúdio de Joinville. Desde então, mais de 400 jovens já frequentaram as aulas, ministradas entre março e dezembro.
“Nosso foco é a transformação através da arte, mais especificamente a música. Queremos formar músicos, claro, mas, mais do que isso, queremos formar cidadãos melhores, porque música é isso, é disciplina, responsabilidade, amor próprio e amor ao próximo”, explica o diretor executivo Rafael Huch, também maestro da Orquestra Prelúdio.
Aliás, uma vez por ano os alunos realizam uma apresentação junto com a orquestra, um estímulo adicional para jovens de um bairro com raras opções de cultura e que têm ao seu dispor a chance de visualizar uma possibilidade dentro dela. “Isso não envolve só a criança, mas também a família, porque ela leva o que aprende para dentro de casa”, avalia Huch.
São 80 vagas disponíveis para aulas de violino, violão, viola, flauta doce e canto coral que ocorrem semanalmente na sede do Projeto Missão Criança, na rua Crux, 450. Neste mesmo local devem ser feitas, até o dia 15 de março, as inscrições de forma presencial e gratuita. Mais informações pelo whatsapp 3903-1827.
O projeto tem o apoio da Prelúdio Academia de Arte, Instituto Luterano de Obras Sociais, Paróquia Cristo Redentor, Sociedade Cultural Lírica, Sociedade Cultural Alemã de Joinville, Sociedade Harmonia-Lyra e Projeto Missão Criança Jardim Paraíso. O patrocínio é das empresas Ciser, Krona Tubos e Conexões, Clamed Farmácias, Giassi Supermercados, Schulze Advogados Associados, Itapoá Terminais Portuários, Franklin Electric Indústria de Motobombas, Prosyst Desenvolvimento de Sistemas, SoftExpert Software, Instituto Carlos Roberto Hansen – ICRH/Tigre, Fesc, Unimed, Schulz Compressores, Martinelli Advogados e Erzinger Indústria Mecânica.
Serviço
O quê: inscrições do Projeto Música e Cidadania.
Quando: até o dia 15 de março.
Onde: rua Crux, 450, bairro Jardim Paraíso.
Quanto: gratuito.
Informações: 3903-1827 (whatsapp).