contato@opynewsjoinville.com.br

Projeto promove rodas de choro em terminais urbanos de Joinville no mês de março

Em meio ao caos cotidiano das plataformas do transporte público, a música brasileira promete um momento de respiro para as pessoas apressadas em suas rotinas.
Projeto promove rodas de choro em terminais urbanos de Joinville no mês de março

Poucos lugares representam tão bem a correria do dia a dia quanto os terminais de embarque de transporte público, com pessoas sempre apressadas para tomar a condução que as levará ao trabalho, escola e outros compromissos inerentes ao cotidiano. Em meio a esse tumulto, um pequeno respiro proporcionado por boa música pode ser muito bem-vindo. É isso que propõe o projeto Hora do Choro, do quarteto Chá de Cevada, que vai realizar apresentações de chorinho, primeiro gênero musical genuinamente brasileiro, em estações de ônibus de Joinville durante o mês de março. A iniciativa ocorre como parte das comemorações dos 173 anos da cidade.

Serão seis apresentações, nas três primeiras sextas-feiras e sábados do mês, nas estações Pirabeiraba, Itaum e Guanabara. A proposta do projeto é fomentar o consumo do choro entre a comunidade joinvilense, buscando sensibilizar novas plateias e promover o entretenimento, o senso identitário e estético, e a interação entre as pessoas por meio da música brasileira. A intervenção musical, que confronta a agitação das estações, visa a criação de um momento surpreendente para os transeuntes, trazendo uma inserção inusitada da arte em suas rotinas estressantes.

O projeto marca também o retorno das atividades do regional de choro Chá de Cevada, criado em 2007 e que não realiza apresentações há algum tempo. Atualmente, o grupo é formado pelos músicos Fernando Galetto (cavaquinho), Ney Souza (violão sete cordas), Cláudio Moraes (flauta transversa e saxofone) e Carlinhos Ribeiro (pandeiro). O repertório das apresentações é baseado, sobretudo, em clássicos do chorinho, além de algumas composições dos músicos Cláudio Moraes e Ney Souza.

Cavaquinista do grupo, o músico Fernando Galetto exalta a experiência de tocar em locais públicos como as estações de ônibus. “É muito legal conseguir levar música para espaços públicos onde muitas pessoas têm acesso a um gênero como o choro pela primeira vez. Acontecem reações muito interessantes. Tem pessoas que param por alguns minutos o que estão fazendo e se conectam com a gente, curtem o momento e até deixam para pegar o próximo ônibus para aproveitarem um pouquinho mais do som”, conta.

Fundador do quarteto Chá de Cevada, Cláudio Moraes ressalta a importância da acessibilidade cultural para fomentar o consumo do choro na atualidade. “Nos anos 80 o chorinho quase desapareceu, mas para nossa alegria ele está reaparecendo e isso vem numa crescente. E a ideia do grupo é levar essa música para as pessoas, para que elas possam consumir novamente esse gênero. Esse projeto é uma vitrine fundamental para mostrarmos às pessoas daqui o chorinho brasileiro”, afirma.

O Projeto Hora do Choro é uma iniciativa do regional de choro Chá de Cevada, realizado com recursos do Fundo Municipal do SIMDEC Joinville, o Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, edição 2022, promovido pela Prefeitura Municipal de Joinville por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Secult.

 

Serviço:

O quê: Projeto Hora do Choro, com o regional de choro Chá de Cevada;
Quando e onde:

– Dia 1º de março (sexta-feira), às 19h – Estação Pirabeiraba;
– Dia 2 de março (sábado), às 11h – Estação Itaum;
– Dia 8 de março (sexta-feira), às 19h – Estação Itaum;
– Dia 9 de março (sábado), às 10h30 e às 11h45 – Estação Guanabara;
– Dia 16 de março (sábado), às 10h30 – Estação Pirabeiraba;

Quanto: apresentações gratuitas para os frequentadores das estações de transporte público.

Todas as informações sobre o projeto podem ser conferidas em: @cha_de_cevada.