No dia 17 de agosto começa em Joinville a segunda fase do projeto Reciclarte, com a montagem de um núcleo de design onde serão oferecidas quatro oficinas presenciais de artes plásticas com duas horas de duração sobre “Reciclagem e produção artística com materiais recicláveis” para jovens a partir de 14 anos, da rede pública de ensino.
O núcleo será montado no espaço O Farol, e o objetivo é ensinar a esses jovens como é possível transformar resíduos recicláveis em arte e, por meio dessa prática, gerar mais renda para a comunidade.
Em setembro também serão oferecidos workshops digitais sobre “Produção Cultural” e “Empreendedorismo”. O objetivo é fechar todo o ciclo da cadeia produtiva, desde o conhecimento sobre reciclagem, design de objetos, conscientização sobre logística reversa até o processo de comercialização e geração de renda. Durante as oficinas, serão utilizados materiais como caneta 3D, flocos de plástico, papel machê e tampinhas de garrafa pet.
O projeto Reciclarte é patrocinado pela Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp e Consul, em parceria com a Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas e a NTICS Projetos. “Vamos levar conhecimento sobre reciclagem, design de objetos e a criação de arte a partir de materiais recicláveis. Essas práticas são capazes de promover mudanças duradouras e profundas. Essa tem sido nossa missão há 20 anos, proporcionar mudança através do conhecimento”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
A primeira fase do projeto aconteceu com a exposição do artista sustentável Alfredo Borret, no Museu Amador Bueno. Borret, um dos expoentes na produção de peças artesanais confeccionadas com tampas metálicas de garrafa, ainda em exposição até 18 de agosto no Museu Bueno da Veiga.
Reforçando o compromisso da Whirlpool Corporation com práticas cada vez mais sustentáveis e alinhadas à agenda ESG, as oficinas darão especial atenção ao descarte correto de resíduos. “Como sociedade, precisamos avançar quando o assunto é reciclagem, e as empresas têm um papel fundamental nessa virada de chave. Na Whirlpool, temos orgulho de contribuir para um presente e futuro melhores com ações práticas, como, desde 2015, zerar o envio de resíduos para aterro em todas as fábricas no Brasil. Do ponto de vista de conscientização e como levar o tema para as comunidades, apoiar iniciativas como esta nos enche de orgulho. A arte sustentável, além de expressão artística e fonte de renda, ajuda na preservação do meio ambiente”, explica Douglas Reis, Diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool para a América Latina.
SERVIÇO
PROJETO RECICLARTE – 2ª edição
Informações pelo site: https://www.ntics.com.br/reciclarte2/
Sobre a Sustentabilidade e Cultura
A Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas é uma produtora, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.
Sobre a NTICS Projetos
Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa, há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e, desde então, tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.
Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a Empresa reportou aproximadamente US $22 bilhões em vendas anuais, 69.000 funcionários e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.