A Fujifilm, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos de diagnóstico médico, reforçou seu portfólio com o novo raio-x portátil FDR Xair.
Ao permitir fazer imagens de raio-x em qualquer lugar, o FDR Xair amplia o rol de recursos de equipes de saúde da família, serviços médicos home care, de diagnóstico em domicílio, das práticas de medicina do trabalho, esportiva e até da veterinária volante.
A solução é composta pelo emissor de radiação FDR Xair, pela placa digitalizadora FDR DEVO-II, um laptop e acessórios de conexão, todos transportados num case especificamente projetado, do tamanho de uma mala de mão.
Com apenas 3 kg e design similar ao de uma câmera fotográfica, o emissor FDR Xair permite a realização de imagens radiográficas com as mãos. Oficialmente o mais leve do mercado, pesa menos da metade dos raios-x veterinários portáteis, em média de 7 kg, e ainda menos do que os raios-x humanos, o mais leve deles com 17 kg.
O conjunto também emite 75% menos radiação comparado a um raio-x fixo de hospital, dispensando o uso em salas baritadas e sem prejuízo à qualidade de imagem. Isso porque as placas FDR DEVO-II têm circuitos que conseguem aproveitar radiação de baixa energia, intensificando-a em 1,7 vezes, para permitir a captação pelos receptores.
Além disso, os filtros de cores do software da placa reprocessam a imagem para revelar detalhes visíveis somente em equipamentos mais robustos. “Esse conjunto de soluções permite ao FDR Xair aproveitar mesmo as frequências mais baixas de radiação, produzindo imagens com a eficiência dos melhores equipamentos”, destaca Mariana Poli, gerente de produto para as linhas de diagnóstico por imagem da Fujifilm.
O FDR Xair inclui, ainda, uma solução de inteligência artificial da coreana Lunit, capaz de diagnosticar até dez patologias clínicas, como pneumotórax, pneumonia, nódulos e tuberculose. Com precisão de 99%, a ferramenta sinaliza ao médico as imagens com prioridades de laudo, favorece o diagnóstico precoce e contribui para maximizar a produtividade de todo o processo.
A expectativa da Fujifilm é que a solução tenha aderência junto a programas públicos de saúde familiar. A empresa também vê oportunidades com laboratórios de diagnóstico, que vêm ampliando a oferta de serviços em domicílio, além dos serviços de home care.
“Temos uma solução que contribui para diagnosticar precocemente uma série de doenças, na casa do paciente, inclusive por telemedicina, e que possivelmente evita custos com internação e o deslocamento de pessoas até hospitais”, pontua Poli.
Sobre a Fujifilm Brasil
A FUJIFILM do Brasil Ltda., subsidiária da FUJIFILM Holdings América Corporation, é formada por três divisões de negócios: Imagem; Médica e Soluções para Negócios. A Divisão de Imagem oferece produtos e serviços fotográficos, como câmeras; uma extensa linha de lentes; filmes; papel fotográfico, equipamentos para impressão digital. A Divisão Médica é fornecedora de produtos e soluções de diagnóstico por imagem para atender as necessidades dos serviços de saúde em qualquer ambiente. Entre as soluções, destaque para equipamentos de raio-X digital; ultrassom; solução de TI; soluções de inteligência artificial; análise bioquímica, sistemas avançados de mamografia digital, além de serviço de manutenção e atendimento. A Divisão de Soluções para Negócios oferece produtos e serviços à indústria gráfica comercial e editorial; embalagens e impressão digital de grandes formatos. Consolidada como líder mundial na fabricação de fita armazenamento de dados, oferece ainda soluções inovadoras para a indústria como filme de mensuração de distribuição da pressão, e filtros e microfiltros.
A FUJIFILM Holdings Corporation, Tóquio, Japão com seu profundo conhecimento e tecnologias proprietárias para fornecer Valor da Inovação em nossos produtos e serviços nos segmentos da saúde, materiais, inovação de negócios e imagem. Nossa busca incansável pela inovação está focada em fornecer valor social e melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. A Fujifilm está comprometida com a gestão ambiental responsável e a boa cidadania corporativa. Para mais informações sobre o Sustainable Value Plan 2030 da Fujifilm, clique aqui.
No fechamento do ano fiscal em 31 de março de 2022, a empresa apresentou resultados de faturamento global da ordem de aproximadamente 2,5 trilhões de ienes (21 bilhões de dólares a uma taxa de câmbio de 122 ienes/dólar). Para obter mais informações, visite: www.fujifilmholdings.com.