contato@opynewsjoinville.com.br

Robôs vão invadir o Campus Park UniSociesc no sábado (9/11)

4º Campeonato Joinvilense de Robótica reunirá 435 participantes divididos em 93 equipes de 40 escolas da rede municipal.
Robôs vão invadir o Campus Park UniSociesc no sábado (9:11)
O Campus Park UniSociesc vai sediar no próximo sábado, dia 9 de novembro, das 8h às 19h, o 4º Campeonato Joinvilense de Robótica (CJR). Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento reunirá cerca de 435 estudantes e professores da rede municipal de ensino fundamental e da educação de jovens e adultos.
Divididos em 93 equipes, os alunos vão se enfrentar em diferentes categorias: Robótica Lego, Seguidor de Linha, ArtBot: Júnior, ArtBot: Expert, Projeto de Tecnologia Educacional, Robótica Atto Micro:bit e Estoura Balão. Nesta edição do CJR o tema será “Uso consciente das telas” e todos os projetos de pesquisa, missões e construção de robôs serão voltados ao tema.
O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Além das disputas dos robôs, haverá apresentação dos grupos do programa Dança na Escola e do programa Música na Escola – Fanfarra.
A diretora da UniSociesc, Cinthia Vieira Rocha, diz que o Campus Park tem a educação e a inovação como pilares. “Sabemos o quanto a tecnologia, a inovação e o estímulo ao protagonismo estudantil fazem diferença na formação. Será uma honra sediar esse evento e receber centenas de estudantes que estão colocando a mão na massa, criando, recriando, testando e fazendo simulações para cumprir um objetivo.”
Cada categoria do Campeonato Joinvilense de Robótica conta com desafios diferentes. Na Robótica Lego, os competidores participam de quatro subcategorias: desafio robô, onde criam estratégias para solucionar uma missão; design do robô (criação de um robô com programação alinhada à estratégia da equipe); projeto de inovação (identificação do problema, desenvolvimento da solução e criação de um protótipo) e trabalho em equipe, onde são avaliados entrosamento, empatia, proatividade, cooperação e entusiasmo.
Na categoria Seguidor de Linha, o robô deverá concluir um percurso com obstáculos. No ArtBot os robôs são usados para entreter o público e são avaliados quesitos como entretenimento, visual, qualidade do movimento, funcionalidade e originalidade. Quem se enfrenta na categoria de Projeto de Tecnologia Educacional deve apresentar um “show me poster” e o protótipo usado no projeto, anteriormente aplicado em sala de aula.
A categoria Estoura Balão reúne equipes que projetaram e construíram um robô capaz de estourar balões inflados em uma arena hexagonal, utilizando a programação fornecida ou adaptada pelos estudantes. Já na Robótica Atto Micro:bit cada equipe deverá participar de duas subcategorias: desafio do robô e projeto de inovação.
SERVIÇO
  • O quê: 4º Campeonato Joinvilense de Robótica
  • Quando: 9/11 (sábado), das 8h às 19h
  • Onde: Campus Park UniSociesc – rua Pref. Helmuth Fallgatter, 3.333 – Boa Vista.
  • Quanto: gratuito e aberto à comunidade
SOBRE O CAMPUS PARK
O Campus Park UniSociesc é um ambiente inovador, inspirador e provocativo. Acelerador de oportunidades e transformações sociais, o local conecta o mundo dos negócios com o meio acadêmico, proporcionando uma valiosa troca de conhecimentos práticos e em tempo real.
Localizado no bairro Boa Vista, em Joinville, o Campus Park UniSociesc tem a educação, a inovação, o esporte e a cultura como pilares. Além de funcionar como um hub de serviços, estimula o networking, os novos negócios e a parceria entre empresas e organizações focadas nas áreas de educação, tecnologia e empreendedorismo.
Projetado para ser um espaço disruptivo, o Campus Park UniSociesc une empresas, ideias e pessoas, oferecendo as mais variadas possibilidades de relacionamento, aprendizado e compartilhamento de experiências.
Abriga uma unidade de ensino da UniSociesc, um condomínio empresarial, um teatro, um complexo esportivo com ginásio, quadras, academia de cross training e arena de padel, beach tennis, vôlei de praia e futevôlei. Também oferece a infraestrutura necessária para festivais, competições esportivas, eventos empresariais e outras iniciativas alinhadas ao propósito do ecossistema.