contato@opynewsjoinville.com.br

Sancionada nova lei sobre celulares nas escolas; o que muda a partir de agora

Colégio localizado na região Norte catarinense antecipou-se a este anúncio e já havia lançado no ano passado o "Guia de Conduta nas Mídias Sociais".
cópia de Lei Federal - Celulares em sala de aula 1

Nesta semana, foi sancionada a Lei Federal nº 15.100/2025, que estabelece diretrizes para equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. A normativa, válida para escolas públicas e particulares em todo o Brasil, proíbe o uso de aparelhos móveis durante o recreio e intervalos entre as aulas. Essa lei representa um marco significativo para o ambiente escolar.

Na região Norte catarinense, o Colégio Bonja, de Joinville, já estava à frente dessa discussão: no final do ano passado, a instituição lançou o “Guia de Conduta nas Mídias Sociais”, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes.

De acordo com a direção da unidade escolar que está prestes a completar 99 anos de história, esta normativa federal fortalece a ação da escola como promotora de vivências que contribuem para o pleno aproveitamento da infância e juventude. “Não se trata apenas de organizar o uso da tecnologia, mas de incentivar atividades que conectem os estudantes à essência humana, como brincadeiras, jogos, interações com a natureza e experiências artísticas”, destaca a Direção.

Embora os dispositivos digitais desempenhem um papel importante na educação e nas relações humanas, o uso excessivo pode limitar experiências essenciais de convivência e aprendizado. O Colégio Bonja acredita que o equilíbrio é a chave para integrar corpo, mente e espírito na formação dos jovens.

Para promover ainda mais as interações presenciais, a escola oferece uma ampla variedade de jogos e atividades que desenvolvem habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e resolução de problemas.

 

O que muda no dia a dia das escolas?

Com a nova lei, o uso de aparelhos eletrônicos pessoais fica proibido durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. Contudo, o uso pedagógico desses dispositivos segue permitido em situações de necessidade, perigo ou força maior.

As medidas disciplinares relacionadas ao uso inadequado de dispositivos eletrônicos e mídias sociais serão aplicadas com base na gravidade da situação, sempre com foco educativo.

O compromisso da escola também inclui um trabalho conjunto com as famílias. É essencial que pais e responsáveis assumam uma postura ativa, orientando e monitorando o uso de tecnologias por seus filhos, promovendo o consumo consciente e colaborando na construção de uma rotina equilibrada.

O Guia de Conduta nas Mídias Sociais está disponível no link: https://bit.ly/4gV4YcK

Notícias recentes