A Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) no Egito, do dia 6 ao 18 de novembro. No evento, a companhia irá promover o incentivo de uma transição equitativa para net-zero, impulsionada pela colaboração nos setores público e privado.
Os executivos da empresa participarão de uma série de painéis e se reunirão com tomadores de decisão de empresas, governo e sociedade civil, para aconselhar sobre as soluções e abordagens às vezes ainda subestimadas que podem ajudar a fornecer ações urgentes de redução de carbono.
Uma análise aprofundada do Schneider Electric Sustainability Research Institute, por exemplo, está ajudando na compreensão do que a combinação de eletrificação e digitalização pode desempenhar na aceleração da transição energética. Nesse sentido, a companhia acredita fortemente na necessidade de as empresas irem além de apenas “fazer negócios” e trabalharem com várias partes interessadas e parceiros para gerar um impacto positivo de longo prazo no planeta e sociedade.
O programa Acesso à Energia, por exemplo, tem sido relevante no cenário da COP27, pois traz soluções acessíveis de fonte renovável e educação para comunidades rurais e remotas em países emergentes na África, América do Sul e em outras regiões.
“As crises climáticas e de energia, e a situação econômica muitas vezes desigual que estão impactando o mundo são grandes demais para qualquer um de nós enfrentar sozinho”, disse Gwenaelle Avice-Huet, diretora de estratégia e sustentabilidade da Schneider Electric. “O que precisamos é de uma ação mais rápida, em todas as frentes e em todas as facetas e camadas de negócios, governo e sociedade – uma abordagem sistêmica e colaborativa que abranja iniciativas globais de grande porte e ação local no terreno.”
Apoio a jovens e comunidades
Também participará da COP27 a Schneider Electric Foundation. O trabalho beneficente da fundação contribui para o programa Schneider Sustainability Impact (SSI), alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ele se concentra em treinar e capacitar 1 milhão de jovens até 2025 e fornecer habilidades e oportunidades empreendedoras que beneficiem tanto os próprios participantes quanto suas comunidades.
Os jovens desempenham um papel importante na transição justa para uma economia de baixo carbono por meio de sua ambição de melhorar a sociedade. Em todos os lugares, as gerações mais novas do mundo enfrentam desafios, por isso, a Fundação Schneider Electric tem desenvolvido projetos para apoiá-los, treiná-los e ajudá-los, dando-lhes a oportunidade de inovar, engajar-se e prosperar.
Na COP27, entre as iniciativas desenvolvidas pela Schneider Electric Foundation estão:
- Jovens estudantes formados em gestão de energia pelo European Institute for Cooperation and Development (IECD) no Egito participarão de um Youth Environmental Impact Ideathon para propor soluções de low tech.
- Art of Change 21 e Atelier 21, onde combinam arte, design e conscientização sobre as mudanças climáticas, envolvendo ativamente os jovens nas questões ambientais por meio de oficinas e exposições.
- Dez delegações de Jovens Líderes Europeus, que apresentarão suas análises ao lado de representantes da Ashoka. A ocasião será para anunciar iniciativas de cross country dedicadas aos jovens.
“Por mais de 20 anos, a Fundação Schneider Electric concentrou seu trabalho filantrópico em iniciativas de treinamento para oferecer aos jovens melhores perspectivas de emprego e melhorar sua qualidade de vida”, afirma Gilles Vermot Desroches, vice-presidente sênior de Cidadania Corporativa, na Schneider Electric. “Acreditamos que por meio de soluções tecnológicas, sociais e empresariais e inovação, todas as gerações podem colocar em movimento a transição energética. Ao dar às gerações futuras as oportunidades de mudar nosso mundo, elas podem ajudar a construir uma sociedade mais justa e de baixo carbono e garantir o acesso universal à energia para todos.”
Sobre a Fundação Schneider Electric
A Fundação Schneider Electric, com mais de 20 anos de existência, usa a inovação social e o engajamento da comunidade para investir em educação, inovação e engajamento.
Em um mundo onde os desafios sociais e ambientais são mais difundidos e mais urgentes do que nunca, a Schneider Electric Foundation apoia iniciativas inovadoras e voltadas para o futuro para dar ao maior número possível de jovens a energia de que precisam para ter sucesso.
Sempre otimista, o objetivo da Schneider Electric Foundation é ajudar a construir uma sociedade mais justa e de baixo carbono para dar às gerações futuras as chaves para transformar a oferta mundial:
- Educação: Programas de formação profissional no setor elétrico para comunidades carentes, proporcionando acesso à energia em países emergentes.
- Inovação: Projetos e iniciativas com visão de futuro, conscientizando sobre os desafios das mudanças climáticas.
- Envolvimento: O voluntariado e a partilha de competências são fundamentais para atingir os objetivos e capacitar os jovens.
Sobre a Schneider Electric
O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade.
Chamamos isso de “Life Is On”.
Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.
Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.
Somos as mais locais das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento.