O Safety Lock é uma tecnologia inédita que vai acabar com o travamento de container manual na carreta do caminhão. Sem o sistema, o caminhoneiro precisa sair da cabine e ir até a parte traseira para fazer o travamento manual. Segundo pesquisas feitas pela Tek Trade, empresa com mais de 15 anos de experiência no ramo de importação e exportação e responsável pelo lançamento do novo sistema, só o fato do motorista não precisar sair do caminhão, já diminui em até 35% o risco de acidentes em zonas portuárias e terminais.
Com o Safety Lock o caminhoneiro utiliza um aplicativo instalado no celular para fazer a trava do pino com acionamento pneumático. A tecnologia inovadora vai contribuir para maior eficiência e agilidade na movimentação dos carregamentos, além de oferecer mais segurança na zona portuária e no trânsito. O novo sistema será apresentado durante a Logistique Business 2022, maior evento de logística e negócios multimodais de cargas do Sul do país, que ocorre até 1º de setembro, em Joinville (SC).
“Foram mais de 5 anos de estudos, pesquisas e visitas a fábricas de implementos rodoviários, terminais e portos para chegar na 4º e última versão que será apresentada ao mercado neste mês. Apostamos nessa tecnologia com o intuito de modernizar o atual sistema utilizado há 66 anos: um pino giratório com fixação manual do container na carreta do caminhão. Alimentado pela energia gerada pela força pneumática do próprio caminhão, o Safety Lock é um sistema de travamento automático de container, algo inédito no mundo, que irá contribuir para maior eficiência do transporte de cargas em rodovias e ferrovias”, explica o diretor comercial da Tek Trade Sandro Marin.
Para Marin, a intenção é garantir mais agilidade na movimentação e carregamentos de containers em caminhões, transformando 5 minutos em 20 segundos no processo que o caminhoneiro faz no travamento de um container na carreta, além de oferecer muito mais segurança na zona portuária, terminais e no trânsito. “Hoje, temos cerca de 130 mil caminhões que transportam containers no país. Nossa expectativa é de alcançar 3% do mercado nacional ainda este ano e aumentar as vendas de acordo com a nossa capacidade produtiva”, para num segundo momento iniciar a exportação, complementa o diretor.
Como funciona o Safety Lock
O dispositivo, que não altera o atual tamanho padrão das travas utilizadas manualmente no mercado, tem um formato de uma caixa, fica no nível da carroceria e possui um pino que se encaixa no container com acionamento pneumático a partir do cavalo mecânico, ligado por meio de um chicote com engate rápido de ar comprimido. O dispositivo é compatível com o layout de todos os modelos de carretas porta-containers, e marcas dos caminhões.
O motorista que tiver o seu caminhão equipado com o Safety Lock não precisará sair da cabine para fazer o travamento do container. Basta apertar um botão no aplicativo do celular e acionar a trava automática dos pinos da carreta ao container. “Isso diminui o número de pessoas em circulação nos terminais e portos em torno da operação de transporte, reduzindo assim o risco de acidentes em zonas portuárias e terminais, afirma Marin. Após acionar o travamento pneumático, o sistema equipado com sensores acenderá uma luz verde no aplicativo e também do lado de fora acima da cabine indicando que o container está perfeitamente preso à carroceria. A sinalização é outro benefício já que pode contribuir para maior eficiência da fiscalização tanto na zona portuária como por agentes de trânsito.
Sobre a Tek Trade
A Tek Trade é uma empresa catarinense e atua desde 2005 no ramo de importação e exportação no Brasil. É membro fundador do SINDITRADE – Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina. Com milhares de operações de importação e exportação realizadas com sucesso, a Tek Trade detém todo o conhecimento necessário para operar em comércio exterior com eficiência atendendo de micro a grandes companhias. www.tektrade.com.br