Para encerrar o mês de setembro, marcado por campanhas de inclusão da pessoa com deficiência e também pela conscientização quanto à prevenção do suicídio, será realizada a Tarde Cultural Inclusiva no dia 30 de setembro, das 14h às 18h, no Centro Comercial da Expoville.
O evento é organizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville, numa articulação com as secretarias de Saúde, Esportes e de Cultura e Turismo, e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) e do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR).
Há mais de 10 anos, o IMPAR – por meio de seu Programa de Formação Cultural Arte para Todos – trabalha com arte inclusiva e no desenvolvimento de projetos de acessibilidade cultural em Joinville. Durante a Tarde Inclusiva, o instituto apresentará duas peças de teatro inéditas. Elas são resultado do projeto “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos”, destinadas a adolescentes e adultos com deficiência intelectual ou transtorno mental atendidos por serviços de saúde especializados da Prefeitura de Joinville, como o Naipe (DI/TEA) – Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo e SOIS – Serviços Organizados de Inclusão Social .
O projeto das oficinas é uma realização do IMPAR e Governo Federal, Ministério da Cultura, e tem o patrocínio da Tigre, por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen; e da ArcelorMittal Vega, por meio da Fundação ArcelorMittal, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. As aulas são realizadas todas as sextas-feiras, na ACE – Associação Catarinense de Ensino / FGG – Faculdade Guilherme Guimbala.
Após 10 meses de aula, a turma de adolescentes e a de adultos subirão ao palco para apresentar parte do trabalho desenvolvido. “Domingo no Parque” é o título da apresentação da turma de adolescentes e usa a metáfora de um parque de diversões para refletir sobre nosso convívio com a diversidade. Já os atores da turma de adultos apresentarão a peça “Lugares diferentes: dentro e fora da gente”, que trata da necessidade de cada um entender o seu lugar no mundo e procurar espaços onde se sintam mais confortáveis.
“É uma grande satisfação ver os alunos-atores dos dois grupos se articulando, reconhecendo o seu lugar de criador nesse processo e principalmente valorizando o trabalho que eles fazem como uma produção artística. O que fazemos é oferecer um espaço onde eles possam se expressar e fazer arte”, afirma Robson Benta, ator e professor de teatro das oficinas.
Além dessas apresentações, o IMPAR também vai expor obras criadas por alunos das Oficinas de Vivência em Artes visuais, do projeto “Pensar e Criar” – desenvolvido pelo professor, músico e arquiteto José Mauro Silva – realizado com crianças do NAIPE e adultos atendidos pelo SOIS.
A Tarde Cultural Inclusiva contará com apresentações e exposições de outras instituições, show de talentos e feira de artes e artesanato. A programação cultural terá interpretação em Libras e audiodescrição aberta. Também haverá uma atividade de basquete em cadeira de rodas, para que o público possa experimentar essa modalidade de prática esportiva.
O evento é inspirado em campanhas do Setembro Inclusivo – alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), ao Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/09) e ao Dia Nacional dos Surdos (26/09) – e do Setembro Amarelo, dedicado à conscientização da população quanto à prevenção do suicídio.
Programação da Tarde Cultural Inclusiva
- Apresentação do Grupo de Boi de Mamão da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr.
- Grupo vocal “Vozes do Parkinson”
- Apresentação da peça “Domingo no Parque”, com a turma de adolescentes das Oficinas de Teatro Arte para Todos (IMPAR)
- Apresentação do Grupo de Dança de Salão Girassóis, do SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social)
- Apresentação da performance “Liberdade para Existir”, com a turma da Oficina de Teatro do SOIS e Escola Municipal de Teatro
- Apresentação do grupo musical da AJIDEVI (Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais)
- Apresentação da performance “Teste Surpresa” do Laboratório de Teatro do Naipe e Escola Municipal de Teatro
- Voz e violão com a dupla musical do Universo Down
- Apresentação da peça “Lugares diferentes: dentro e fora da gente”, com a turma de adultos das Oficinas de Teatro Arte para Todos (IMPAR)
- Show de Talentos, com inscrições no evento.
Outras ações referentes ao Setembro Inclusivo
Na quarta-feira, 27 de setembro, às 19h30, será realizada uma reunião ampliada da Comissão de Educação e Cultura, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville. O encontro contará com a participação de vereadores e de representantes da Prefeitura para falar sobre políticas de acessibilidade em espaços e atividades de lazer, cultura e educação, promovidas pelo e no município.
A reunião está sendo convocada pela vereadora Ana Lúcia Martins (PT) e é resultado da visita de integrantes da diretoria do Impar e participantes do Arte para Todos no gabinete da vereadora, no mês de agosto. Além do Impar, outras instituições da cidade foram convidadas para participar. A reunião é aberta para participação da comunidade.
O IMPAR também é uma das instituições parceiras para a realização da Semana Inclusiva de Santa Catarina, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina. Ainda em setembro, as cidades de Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Itajaí realizam eventos inclusivos. Em Joinville, será realizado o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência no dia 21 de outubro, na Univille, com apresentação do Grupo de Teatro Arte para Todos.
Fotos Chico Maurente.