Memória. Escuta. Partilha. Respeito. Com um quinto elemento – a arte da interpretação -, a companhia Dionisos Teatro quer levar o poder transformador da empatia para alunos e professores da rede pública de ensino de Joinville. A partir de 2 de maio, o projeto “Teatro Playback nas escolas: por uma cultura de paz” passará por seis colégios estaduais, num total de 12 apresentações e uma oficina. A iniciativa conta com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O Teatro Playback foi criado no Estados Unidos em 1975 por Jonathan Fox e Jo Salas.Trata-se de um espetáculo teatral em que as pessoas da plateia são convidadas a contar suas histórias pessoais, que serão encenadas pelos atores. Atualmente, ele é praticado em cerca de 60 países, sendo que no Brasil a Dionisos Teatro é um de seus principais divulgadores desde que estreou no gênero, em 2008.
Assim, os cerca de 1.800 jovens que assistirão às apresentações nas escolas serão convidados a contribuir com a trupe contando suas experiências de vida, escolhendo os atores para representar os personagens e assistindo essas histórias serem recontadas de forma artística. “Queremos valorizar as histórias de amizade, de solidariedade. A proposta é promover o bem estar e um ambiente saudável”, diz o diretor Silvestre Ferreira, ressaltando que a ideia por trás do projeto é fomentar uma cultura de respeito pela história do outro.
Preservação da memória e arte-educação sempre estiveram presentes nos 27 anos da Dionisos, cujo trabalho voltado para a comunidade se intensifica com a circulação do Teatro Playback pelas escolas, que, por sinal, terá a presença de intérprete de Libras. Um teatro que, segundo a atriz Clarice Siewert, é mais de escuta do que de fala, o contrário do que se percebe hoje no mundo. “Escutar tem a ver com parar e dar lugar ao outro. Por esse viés, penso que estamos discutindo com alunos e professores esse espaço de escuta”, diz ela. “Um aprende com a história do outro. É um teatro de partilha”.
Sobre a Dionisos Teatro
Em 2024, a Dionisos Teatro completa 27 anos de atuação na produção teatral e arte-educação. Tem sua sede em Joinville e se propõe como um grupo de teatro de repertório, com espetáculos para adultos e crianças, com um elenco fixo e com uma constante pesquisa estética e de linguagem.
Nestas quase três décadas, a companhia acumula participações e premiações em festivais realizados em nove Estados, no México e na Colômbia; foi contemplado em projetos de circulação do SESI e SESC (SP e SC); teve projetos contemplados com os Prêmios Funarte de Teatro Myrian Muniz, Artes Cênicas na Rua, Edital Cultura 2014 e Programa Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura; publicou dois livros e lançou o CD “Lá na Lua”.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 2/05, 21h: EEB Dr Jorge Lacerda (Magistério)
Dia 3/05, 10h: EEB Dr Jorge Lacerda (ensino médio)
Dia 16/05, 21h: EEM Gov. Celso Ramos (Magistério)
Dia 17/05, 10h: EEB Arnaldo Moreira Douat (ensino médio)
Dia 23/05, 21h: EEB Arnaldo Moreira Douat (Magistério)
Dia 24/05, 10h: EEB Prof. Rudolfo Meyer (ensino médio)
Dia 24/05, 15h: EEB Prof. Rudolfo Meyer (ensino médio)
Dia 25/05, 9h: EEM Gov. Celso Ramos (oficina)
Dia 1º/06, 9h: EEM Gov. Celso Ramos (oficina)
Dia 5/06, 15h: EEM Gov. Celso Ramos (ensino médio)
Dia 6/06, 21h: EEM Bailarina Liselotte Trinks (Magistério)
Dia 12/06, 15h EEM Dep. Nagib Zattar (ensino médio)
Dia 13/06, 21h: EEM Dep. Nagib Zattar (Magistério)
Dia 14/06, 10h: EEM Bailarina Liselotte Trinks (ensino médio)