contato@opynewsjoinville.com.br

Termotécnica faz balanço positivo da Interplast 2024

Albano Schmidt, presidente da companhia, considera que evento trouxe grandes oportunidades de negócios e também de troca de conhecimentos.
Termotécnica faz balanço positivo da Interplast 2024

A Termotécnica avalia que foi muito positiva a participação na Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico – realizada de 13 e 16 de agosto, na Expoville, em Joinville (SC). “A edição da Interplast deste ano foi fantástica para fomentar os negócios para as indústrias do setor e também para a economia de toda a cidade. Além de bater recordes de empresas participantes, ainda teve lista de espera de expositores. Os eventos paralelos também trouxeram muito conhecimento e proporcionaram muitas trocas e experiências e networking. A participação efetiva da Braskem, uma das maiores companhias do setor, foi muito importante também. Acredito que a Interplast alcançou todos os seus objetivos tanto para quem expôs quanto para quem frequentou o evento”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, empresário do setor e que vem sendo há mais de duas décadas, um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular.

“De nossa parte, a Termotécnica teve uma participação extremamente produtiva junto com as entidades apoiadoras no Espaço Recicla Plástico. Tivemos a oportunidade de mostrar para o público que o EPS, mais conhecido como isopor*, é 100% reciclável. O Repor, matéria-prima que a Termotécnica desenvolve a partir do EPS pós-consumo reciclado, atraiu muitos interessados como uma alternativa de reintrodução deste material em novos processos produtivos, realizando a economia circular na prática. Apresentamos as diversas aplicações do nosso Repor e ficamos muito satisfeitos com os vários leads que surgiram na feira com boas perspectivas de fechamento de negócios”, conclui o presidente da Termotécnica.

No Espaço Recicla Plástico o público da feira pode entender como ocorre todo o processo desde a coleta das embalagens e outros tipos de produtos fabricados em plásticos no pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada, até a consolidação em novos produtos. Reunindo a cadeia de plásticos, a iniciativa organizada pela Termotécnica teve patrocínio da CNRPLAS – Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da ABIPLAST– Associação Brasileira da Indústria do Plástico -, e parceria do Movimento Plástico Transforma. Contou ainda com o apoio do Projeto Isopor Amigo, da Messe Brasil, promotora da Interplast, e do SIMPESC – Sindicato da Indústria do Material Plástico de Santa Catarina.

 

Repor: nova vida para embalagem de EPS descartada

A abordagem ambiental da Termotécnica traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde a concepção de produtos e eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e chegando a novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na logística como um todo, dar uma nova vida às embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade.  Desta forma, a captação e transformação pela Termotécnica de cerca de um terço de todo o volume de EPS pós-consumo do país atende fortemente às expectativas da população e é um diferencial competitivo junto aos clientes e ao mercado.

A tecnologia para o processamento químico do EPS em escala industrial no Brasil é inédita, sendo realizada de forma pioneira pela Termotécnica. Nas unidades de reciclagem da companhia, esse material pós-consumo é processado e transformado em matéria-prima (após reciclado, o EPS transforma-se em plástico PS – Poliestireno). Comercializada com a marca Repor, a Termotécnica fornece matéria-prima reciclada para fabricantes de produtos plásticos, como carretéis para esparadrapo, peças técnicas para eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, rodapés, molduras entre outros. 

*isopor é uma marca registrada de empresa terceira

 

Movimento Plástico Transforma: inovação e sustentabilidade em foco na Interplast

Durante a Interplast 2024, o Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa da Braskem, em parceria com a Abiplast, – que visa mostrar como o plástico, aliado à tecnologia e à responsabilidade pode mudar o futuro -, marcou presença no Espaço Recicla Plástico, promovido pela Termotécnica.

Desde 2016, o Movimento Plástico Transforma promove ações educativas e informativas sobre o uso, descarte e reciclagem do plástico. No evento, o público pode conhecer mais sobre as iniciativas do Movimento Plástico Transforma e entender a importância da atuação conjunta de todos os elos da cadeia para reforçar a imagem positiva do plástico e a sustentabilidade na indústria. 

 

· A CNRPLAS criada pela ABIPLAST em 2012 reúne recicladores de material plástico de todo o Brasil debatendo temas e questões pertinentes às realidades da esfera de atuação  do setor. Sigam-nos nas redes sociais @cnrplas.abiplast

·  O Programa Isopor Amigo tem como objetivo a sensibilização e o engajamento da sociedade  no descarte correto  de isopor pós-consumo. Aproveite e entre nessa conosco: @isoporamigo 

·  O Movimento Plástico Transforma é uma iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, criado a partir da parceria entre a Braskem – maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico.