contato@opynewsjoinville.com.br

Galeria de Arte >

Tupy e UFSC entregam premiação para vencedoras do “Meninas na Tecnologia”

Equipes receberam equipamentos e bolsas de iniciação científica do CNPq .

Os três trabalhos que mais se destacaram durante a segunda edição do projeto “Meninas na Tecnologia” receberam a premiação. Foram entregues equipamentos eletrônicos que vão contribuir com o desenvolvimento de cada estudante. São computadores, kindle e o Arduino, uma plataforma que serve para facilitar o aprendizado de programação, usado em projetos de eletrônica e de robótica.  Cada uma das instituições de ensino ainda foi contemplada com uma impressora 3D.

Durante o evento, as equipes da Escola Municipal Curt Alvino Monich e da Escola Municipal Padre Valente Simioni (duas equipes), que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente, receberam a premiação e ainda realizaram uma visita ao prédio de Engenharia da Tupy, onde conheceram o setor de Transformação Digital da Companhia.  

Além disso, a Tupy entregou uma premiação surpresa no valor de R$ 3.000,00 destinada a escola de cada equipe. A Tupy optou em reinvestir no projeto parte do valor recebido pela empresa na ocasião do Prêmio Stemmer, da Fapesc, em reconhecimento à gestão da inovação. 

Doze pitches das equipes finalistas foram apresentados em setembro. Este ano, o “Meninas da Tecnologia” contou ao todo com 340 alunas e professoras de 28 escolas públicas de Joinville. Todas foram beneficiadas com 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional. Foram 4 etapas até a fase eliminatória, em que as participantes, em grupos, precisaram resolver um desafio tecnológico inédito, que abordou o monitoramento de condições climáticas de Joinville. Além da fase de pesquisa, cada equipe apresentou um protótipo físico que funcionasse por meio de um arduíno – plataforma de prototipagem eletrônica de uso livre – e de sensores que fizeram a leitura desses parâmetros 

A iniciativa do projeto “Meninas na Tecnologia” tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas públicas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do ensino fundamental. O projeto conta com a parceria da Tupy, multinacional referência em produção de componentes estruturais para bens de capital, com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o município de Joinville. Além de toda a premiação, as cinco escolas melhores classificadas nesta edição continuarão realizando atividades de pesquisa na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina que é responsável pelo projeto, sob orientação dos professores nas áreas de tecnologia e com bolsas de iniciação científica do CNPq. 

Sobre a TUPY 

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG e Joinville/SC, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA. www.tupy.com.br 

Conheça as três contempladas 

3º lugar 

Escola: Escola Municipal Padre Valente Simioni
Alunas: Laura Mendes Quintino
Isabelly da Maia Pereira
Professora: Gilmara dos Santos
Premiação equipe: 01 Arduíno para cada integrante 

2º lugar 

Escola: Escola Municipal Padre Valente Simioni
Alunas: Heloisa Correa
Pietra Alice Lopes da Silva
Luiza Bauer
Professora: Daniela Pereira
Premiação equipe: 01 Kindle para cada integrante 

1º lugar 

Escola: Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich
Alunas: Amanda Aparecida do Livramento
Brenda Wéschylin Limas
Professora: Sheila Steffen Klimtchuk
Premiação equipe: 01 notebook para cada integrante 

 

OPY NEWS