contato@opynewsjoinville.com.br

Tupy vence o Prêmio de Inovação Catarinense

Multinacional apresenta tecnologia que habilita componentes estruturais de ferro terem o mesmo peso do alumínio.
Captura de Tela 2023-10-30 às 20.45.41

A Tupy foi reconhecida como uma das indústrias mais inovadoras do estado no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2022. A multinacional joinvilense que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido para o setor de bens de capital foi a grande vencedora na categoria Inovação em Produto – Design Industrial. A premiação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), foi realizada hoje, dia 30, em Florianópolis.  

A Tupy apresentou como case o “Ultra Light Iron Technology”, tecnologia que traz a combinação da fundição de paredes finas com ligas de alta resistência, e viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio. A partir daí, foi elaborado o Ultra Light Iron Block, bloco de motor especialmente desenvolvido para pequenos motores movidos a gasolina, etanol ou combustíveis sintéticos, como para aplicações híbridas.  

O projeto foi executado em parceria com a empresa de engenharia automotiva Ricardo PLC (Reino Unido) e a SinterCast (Suécia), especializada em tecnologias relacionadas ao ferro fundido vermicular (Compacted Graphite Iron ou CGI). Entre as vantagens da nova tecnologia, estão: mesmo nível de peso, menos ruído e vibração, redução de 50% na emissão do CO2 na produção e diminuição de 25% do custo operacional.  

“Ano passado, fomos premiados na categoria Inovação em Processo e, neste ano, fomos reconhecidos em Produto. Essa versatilidade fala bastante sobre o nosso olhar para a inovação, que é transversal, orientado à geração de valor, com método e em parceria”, comemora Fábio Caramori gerente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios.  

Sobre o Prêmio    

O objetivo da premiação da Fapesc é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no Estado de Santa Catarina. O prêmio recebeu o número recorde de 272 candidaturas. Criado pela Lei Catarinense de Inovação, o prêmio dispõe sobre incentivos à CTI no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado. A premiação presta homenagem à memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.  

Serão distribuídos R$ 420 mil em prêmios nas dez categorias: Agente de Inovação; Pesquisador Inovador; Estudante Universitário Inovador; Professor Inovador; Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto (com as subcategorias Design industrial; Produto Digital; Equipamento; Produto Têxtil; Produto Agropecuário); Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; Governo Inovador.  

Sobre a TUPY    

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras em Betim/MG, Joinville/SC e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA. www.tupy.com.br