Nesse período de encerramento de ano, com mais um feriado prolongado pela frente, a tendência de ocorrer acidentes de trânsito aumenta significativamente, segundo levantamento de autoridades de trânsito e entidades ligadas ao setor de transporte.
Tudo se deve ao aumento de volume de veículos em trânsito, somado aos abusos de velocidade e falta de atenção.
Esse cenário de acidentes em feriados foi tema de levantamento de um estudo feito por uma das maiores empresas de autopeças do Brasil, a catarinense Ponteiras Rodrigues.
Técnicos da companhia, sediada em Joinville, Norte de Santa Catarina, fizeram um levantamento do volume de vendas em diversas épocas do ano e constataram que durante o período que antecede os feriados e os próprios feriados prolongados, envolvendo os finais de semana, são bem representativos na procura por peças.
“Registramos um aumento de 20,13% nas vendas de peças nesses períodos, devido às necessidades de reparos referentes às colisões de veículos”, analisa o CEO e sócio da Ponteiras Rodrigues, Fábio Rosa Rodrigues.
A empresa também fez um levantamento para definir que tipo de peças são mais trocadas nas colisões. Conforme o estudo, as mais substituídas são as dianteiras, especialmente para-choques, capôs, para-lamas e faróis.
“As peças do lado esquerdo, que é o lado do motorista, estão entre as mais danificadas. Acreditamos que isso esteja relacionado à postura dos condutores, que tenta proteger algum passageiro da colisão, principalmente quando o motorista estiver com a família”, comenta Rodrigues.
Verão
Um outro dado apresentado pelo estudo da Ponteiras Rodrigues é que na temporada de Verão há maior procura por autopeças para consertos de colisões.
O volume também cresce em 20%, em comparação a outras estações do ano. Uma das razões avaliadas são acidentes relacionados ao consumo de bebidas e festas nos períodos de final de ano e férias.
Paixão por carros
Como o brasileiro é apaixonado por carros, o período de férias é o momento em que o veículo ganha relevância. E a boa aparência do veículo aumenta a autoestima do dono. “Essas épocas de férias e festas costumam movimentar o mercado para deixar os veículos prontos para as viagens. Por isso, as substituições de peças danificadas são maiores também para valorizar o estado do veículo”, observa Rodrigues.
Agilidade no reparo
O aproveitamento de autopeças de reposição para atender os consertos de veículos atingidos por colisões é uma alternativa que garante agilidade nos reparos.
Segundo o empresário Fábio Rodrigues, que é especialista nesta área, esses materiais são desenvolvidos para diminuir, ao máximo, o tempo de instalação.
“O objetivo das fabricantes do mercado de reposição é reduzir custos da mão de obra no reparo para o consumidor final. Além de evitar que o motorista fique sem o veículo por muito tempo para realizar as atividades rotineiras. Por isso é importante contatar uma loja de autopeças local com antecedência ou buscar por adquirir os produtos na internet, já que o modelo de veículo pode não ser tão comum. O processo de compra é o mais importante para garantir que o carro estará apto para voltar a rodar”, explica Rodrigues.
Profissionais com experiências fazem a diferença
O CEO da Ponteira Rodrigues orienta os motoristas que tiveram os veículos atingidos por uma colisão que busquem fábricas de autopeças de reposição com histórico de qualidade no mercado. “É primordial fazer uma pesquisa de profissionais, sejam funileiros ou latoeiros, com experiências. Eles costumam ter maior conhecimento do mercado e oferecem ajuda na indicação das peças a serem usada para as trocas”, sugere o empresário Fábio Rodrigues.
Conheça a Ponteiras Rodrigues
-Fundada em 1981 em Joinville, cidade da região Norte de Santa Catarina a Ponteiras Rodrigues é uma das maiores empresas especializadas no setor de autopeças de reposição do Brasil.
– Apresenta um portfólio de cerca de 4.000 itens. Os produtos abrangem lataria, iluminação automotiva, para-barros, bagagitos e retrovisores.
– A produção anual é de, aproximadamente, um milhão de peças.
– A Ponteiras Rodrigues atende um mercado com oito mil distribuidores
ENFOQUES:
– Economia: mostra a importância do mercado de autopeças de reposição
– Trânsito: revela o comportamento do motorista nos períodos de férias e verão
– Veículos: enfoque no uso de autopeças de reposição para o aproveitamento mais vantajoso aos donos dos veículo